Acústica (tubos abertos)

Um tubo sonoro aberto é soprado com ar, verificando-se a formação de uma onda estacionária em seu interior. Essa onda possui dois ventres situados na região interna do tubo. Sabendo-se que a velocidade do som no ar tem módulo igual a 340 m\s e que o som emitido pelo tubo tem frequência de 1200 Hz, pedem-se:
a)o comprimento do tubo
b)a frequência do seu som fundamental
não estou conseguindo resolver, alguém poderia me ajudar? :relaxed:
Resposta:
a)50 cm
b)340 Hz

Oi, Amanda, como está? Espero que bem! :blush:

Sobre essa questão, eu tentei fazer e não chegava em uma resposta. Eu estranhei muito, pois sabia que a linha de raciocínio estava correta.
Fui pesquisar, e a frequência correta é 1020 Hz. Será que foi por isso que você não conseguiu fazer?

Aqui

image

De qualquer forma, há algumas coisas que, não raramente, precisamos decorar sobre tubos sonoros. Você precisa lembrar como as ondas são formadas dentro de cada tipo de tubo. Como o tubo é aberto e a onda tem dois ventres, ela fica assim:

image

ela tem dois ventres (2 ventres = 1 comprimento de onda) :

image

O resto das ondas que sobraram, formarão meia onda, pois são 1/4 de onda cada um.

Com isso, temos 1 onda e meia.

Vamos calcular o comprimento de onda pela equação fundamental:

V= λ.f
340 = λ. 1020
λ = 340/1020
λ= 34/102

Se o tubo possui 1,5λ,vamos multiplicar λ= 34/102 por 1,5

L = 1,5λ
L = (1,5).(34/102)
L = 0,5 m = 50 cm

Na letra B, como estamos lidando com o terceiro harmônico, a frequência será 3 vezes maior que a fundamental. Sendo assim, basta dividir 1020 Hz por 3.

Sobre os harmônicos:

image

Qualquer coisa me fale!

2 Curtidas

Obrigada pela explicação :smile:, realmente, está errada a frequência kkkkkk

2 Curtidas

Bom dia,
Penso que este tipo de site poderia ajudá-lo nos seus exercícios de acústica: https://www.pytaudio.com/pt-pt
Atenciosamente

1 Curtida

Obrigada pela ajuda!