Alguém pode ajudar, não consigo responder essa questão

O pentóxido de fósforo usado para produzir o ácido fosfórico da coca-cola é preparado através da queima do fósforo por oxigênio.
a) Qual o reagente limitante quando 0,2 mol de P4 e 0,2 mol de O2 reagem de acordo com
a reação:
P4 (s) + 5O2 (g) ⟶ P4O10 (s)

b) Calcule o rendimento percentual de 10 g de P4O10 isolado da reação.

2 Curtidas

Olá, Gustavo.

Vamos lá…

a) Qual o reagente limitante quando 0,2 mol de P4 e 0,2 mol de O2 reagem de acordo com
a reação:

O agente limitante será o gás oxigênio, pois para reagir com 0,2 mol de P4 teremos que ter o quíntuplo em mols de oxigênio para que seja formado 0,2 mol de Pentóxido de Fósforo.

Nesse tipo específico de reação, se há 0,2 mol de P4 terá que ser formado 0,2 mol de Pentóxido de Fósforo logo o que limita são os 0,2 mol de O2,

solução

b) Calcule o rendimento percentual de 10 g de P4O10 isolado da reação.

Essa eu fiquei um pouco na dúvida no que ele de fato está pedindo, PORÉM Indo de acordo com o conceito de rendimento percentual na química:

“…rendimento da reação, ou seja, a quantidade de produto que realmente será obtida na reação química relacionada com a quantidade que deveria ser obtida na teoria.”

O rendimento teórico é a quantidade de produto que se esperava obter para um rendimento igual a 100%, isto é, em que todos os reagentes transformam-se nos produtos.

Teoricamente seria obtido, se o rendimento fosse de 100%, 284g de Pentóxido de Fósforo, porém, creio eu, foi obtido apenas 10g de Pentóxido de Fósforo. O rendimento nessa circunstância é de:

Rendimento = 3,5%

solução 2

Creio que seja isso. Cálculos estequiométricos me deixa um pouco desconfortável normalmente tem uma pegadinha ou outra que acabamos caindo, porém eu apostaria nessas resoluções.

Site dos trechos retirados: Prepara Enem - Rendimento de reações químicas

Para as futuras dúvidas:
:arrow_right: Leia Isso Antes de Postar Dúvidas

:clinking_glasses: :clinking_glasses:

3 Curtidas