Análise opinativa

Assunto em questão: Processo Seletivo.

1 - Qual sua opinião sobre o acesso às universidades por meio do vestibular?

2 - Qual sua opinião sobre a libração do acesso às universidades sem aplicação de um processo seletivo? Como, por exemplo, João quer estudar Biologia na UFMG, então, ele se matricular no curso e esperar o início das aulas. Esse tipo de ação é válida para todos os cursos e pessoas.

3 -No seu ponto de vista, quais seriam as dificuldades enfrentadas por João no curso. Caso elas existam, como solucioná-las?

4 - Por último, qual das duas formas de ingresso você escolheria: por meio do vestibular ou de forma livre (sem aplicação de vestibular)? Justifique sua opinião.

Pra dizer a verdade eu não sei nem como seria possível esse “ingresso livre”, levando em conta que as vagas disponíveis em uma universidade são sempre limitadas. Até mesmo em países onde não existem vestibular, como nos EUA, ainda é considerado o desempenho escolar do aluno durante toda a sua vida (isso para ganhar bolsa). Essa seria uma realidade impossível e poderia prejudicar o joão que realmente quer estudar o assunto do curso enquanto que José está ali apenas porque a mãe dele obrigou a se matricular lol. Além disso, que valor teria uma formação em que as pessoas não teriam que realmente possuir conhecimento e ter se esforçado para estar ali? Não sei se entendi muito bem sua pergunta but ok

Achei interessante seu ponto de vista! @Bruhx