Atomística - Química

Pessoal, resolvendo uns exercícios de atomística, deparei-me com esse:
(UDESC 2015) Os fundamentos da estrutura da matéria e da atomística baseados em resultados experimentais tiveram sua origem com John Dalton, no início do século XIX. Desde então, no transcorrer de aproximadamente 100 anos, outros cientistas, tais como J. J. Thomson, E. Rutherford e N. Bohr, deram contribuições marcantes de como possivelmente o átomo estaria estruturado. Com base nas ideias propostas por esses cientistas, marque (V) para verdadeira e (F) para falsa.

(_____) Rutherford foi o primeiro cientista a propor a ideia de que os átomos eram, na verdade, grandes espaços vazios constituídos por um centro pequeno, positivo e denso com elétrons girando ao seu redor.

A correção apontou como verdadeira essa alternativa, porém, observem que eles dizem que o átomo é constituído por um centro pequeno, positivo e DENSO. Ao citar DENSO, a questão não tornaria a alternativa errada?
Grato.

@Luiz_Gustavo2 Boa noite, beleza? Vou te explicar porque não está errada, ok?

No centro do átomo se encontra o núcleo, com prótons e nêutrons, é onde se concentra toda sua massa e, em relação a eletrosfera é muito minusculo, só pra você ter ideia, pensa num campo de futebol, tipo o maracanã, como sendo um átomo, o núcleo seria uma só bolinha de golfe no centro do campo e o resto a eletrosfera. Nessa perspectiva, o núcleo no centro tem muita massa e, é muito pequeno, por isso é DENSO…

Espero que tenha intendido…
Bons estudos :books: :books: :books:

2 Curtidas

Obrigado, querida. Entendido aqui!

1 Curtida