Caligrafia para redação

Olá, estou tentando um novo curso, por isso estou estudando para o ENEM novamente, e por isso, estou meio afastado de alguns conhecimentos que até então eram simples quando eu praticava muito.
É sobre a caligrafia na redação, eu li em outro tópico que o ENEM não cobra quanto ao tipo de caligrafia, mas que seria ideal que fosse padronizada. A padronização seria, inteira discursiva, ou inteira de forma. Ou por exemplo, todas as letras escritas sempre da mesma forma, por exemplo, utilizar o “V” maiúsculo e minúsculo sempre de uma forma padrão, ou seja, se eu optar por escrever o V maiúsculo em letra de forma, e o V minúsculo em letra discursiva, não ocorre problema caso eu continue no texto escrevendo dessa forma.
Essa dúvida pode ser sanada no decorrer das minhas redações, pois é mais ou menos essa a minha caligrafia, em algumas letras maiúsculas eu escrevo em formato de forma, sendo que todas as minúsculas eu escrevo em formato discursivo.

Obrigado!

Oi, Jean, tudo bem? Espero que sim! :smiley:

Já conversei com alguns professores e corretores (ENEM, banca Vunesp e Fuvest) sobre isso. O ideal é que caso você comece a redação com letra bastão, você termine a redação assim. Outra coisa é diferenciar maiúsculas de minúsculas. Você não precisa fazer um B idêntico em todas as palavras, mas deixar claro que é um B. Você disse que faz apenas as maiúsculas de forma, dessa forma eu não vejo como uma mistura, eu acho que mistura seria você escrever uma palavra em cursiva e outra em bastão.

Porém, esses tempos li um tcc que fazia uma análise das melhores redações escolhidas pela banca da Fuvest e nele tinha até uma observação de uma redação que o aluno misturou as duas formas: bastão e cursiva.

Eu acho que devemos pensar assim: quem vai corrigir sua redação é uma pessoa que provavelmente já leu centenas de redações no mesmo dia, dessa forma, o ideal seria fazer o que for possível para facilitar o trabalho dessa pessoa.

Sendo assim, faça a letra que você costuma fazer, veja se está legível e se é possível diferenciar maiúsculas de minúsculas.

Fique calmo quanto a isso. Minha letra não é muito bonita (tanto que faço bastão porque a cursiva é muito feia) e nunca tive problemas com correção por causa disso :blush:

Eu recomendaria você procurar as vistas pedagógicas de redações nota 1000 do Enem e as antigas redações disponibilizadas pela Fuvest. Dessa forma, você consegue notar se sua letra parece com alguma e etc.

Qualquer dúvida, poste aqui que tentamos te ajudar!!
Boa sorte nessa nova jornada! :raising_hand_woman:t2:

Sobre distinguir é verdade, eu tenho uma dificuldade com o m. Fico treinando pra ir no automático.

Eu realmente misturo, nunca aprendi realmente a fazer o “b"e piorou o br” em letra cursiva, segunda minha professora sempre fazia um “l”. Claramente desisti dessa e de outras letras cursivas apesar de escrever “cursivamente” faço uso de algumas letras bastão. Nunca me importei com isso, porém como voltei a esse meio de vestibulares, comecei a questionar se algum decréscimo na minha nota não poderia ser feito.

Gabriela, Bem-vinda!

eu também não tenho a letra “mais clara do mundo”, porém quando vou passar a limpo para o vestibular, eu me preocupo em deixar bem clara. Quem vê o meu rascunho e a minha redação oficial nem deve achar que é da mesma pessoa haha.
Como eu disse, o corretor poderá te penalizar por não entender o que você escreveu, nisso como a frase perderá o sentido, ele te descontará pontos. Acho que é sempre importante pensar que é um ser humano ali corrigindo e tentar facilitar o trabalho dele

Qualquer dúvida que você tiver, poste aqui! :smiley: