Caligrafia para redação

Olá, estou tentando um novo curso, por isso estou estudando para o ENEM novamente, e por isso, estou meio afastado de alguns conhecimentos que até então eram simples quando eu praticava muito.
É sobre a caligrafia na redação, eu li em outro tópico que o ENEM não cobra quanto ao tipo de caligrafia, mas que seria ideal que fosse padronizada. A padronização seria, inteira discursiva, ou inteira de forma. Ou por exemplo, todas as letras escritas sempre da mesma forma, por exemplo, utilizar o “V” maiúsculo e minúsculo sempre de uma forma padrão, ou seja, se eu optar por escrever o V maiúsculo em letra de forma, e o V minúsculo em letra discursiva, não ocorre problema caso eu continue no texto escrevendo dessa forma.
Essa dúvida pode ser sanada no decorrer das minhas redações, pois é mais ou menos essa a minha caligrafia, em algumas letras maiúsculas eu escrevo em formato de forma, sendo que todas as minúsculas eu escrevo em formato discursivo.

Obrigado!

Oi, Jean, tudo bem? Espero que sim! :smiley:

Já conversei com alguns professores e corretores (ENEM, banca Vunesp e Fuvest) sobre isso. O ideal é que caso você comece a redação com letra bastão, você termine a redação assim. Outra coisa é diferenciar maiúsculas de minúsculas. Você não precisa fazer um B idêntico em todas as palavras, mas deixar claro que é um B. Você disse que faz apenas as maiúsculas de forma, dessa forma eu não vejo como uma mistura, eu acho que mistura seria você escrever uma palavra em cursiva e outra em bastão.

Porém, esses tempos li um tcc que fazia uma análise das melhores redações escolhidas pela banca da Fuvest e nele tinha até uma observação de uma redação que o aluno misturou as duas formas: bastão e cursiva.

Eu acho que devemos pensar assim: quem vai corrigir sua redação é uma pessoa que provavelmente já leu centenas de redações no mesmo dia, dessa forma, o ideal seria fazer o que for possível para facilitar o trabalho dessa pessoa.