Capacidade da piscina

1 Curtida

Olha, esse ex é bem simples, mas não sei te explicar muito bem matematicamente… Enfim, vamo lá.

O exercício fala que as duas piscinas possuem o formato idêntico(são semelhantes), e que a piscina maior tem um lado que é o triplo do da piscina menor, além disso, a profundidade tbm é 3x maior.

O primeiro pensamento que vem na nossa cabeça dps de perceber essas coisas é que a piscina maior tem um volume 3x maior que a piscina menor, mas isso está equivocado. A piscina maior possui todas as três dimensões sendo o triplo da menor, afinal, volume é metro cúbico.

Portanto, a piscina maior tem um volume 3^3 = 27 vezes maior que a menor. Resposta E

4 Curtidas

@ViniFerroSilva, oi
Desculpa me intrometer :eyes:

Mas ein, eu fiz diferente esse exercício. Digo, eu nem sei se está certo o raciocínio que fiz.
Fiz assim:

piscina
AB=3.FG
BC=3.GH

Vmaior=comprimento x largura x altura
Vmaior=AB x BC x altura
Vmaior = 3.FG x 3.GH x 1,2

Vmenor=comprimento x largura x altura
Vmenor = FG x GH x 0,4

Vmaior/Vmenor= 3.FG x 3.GH x 1,2/FG x GH x 0,4
Vmaior/Vmenor = 27

Será que está certo meu raciocínio? :thinking:

3 Curtidas

Oi, @Liss15 :heart:

Então, é exatamente o mesmo pensamento que o meu, só que demonstrado matematicamente, o que eu disse não saber fazer muito bem ahahhahah. Só tem um erro na demonstração, BC e GH não são as larguras e AB e FG não são os comprimentos, se fosse um retângulo sua demonstração estaria perfeita. Mas o raciocínio é o mesmo e está correto.

E relaxa, pode se intrometer a vontade ahahahhahaha <3

2 Curtidas

Aaaaaaaaaaaaaaaah, tá!

Affs, eu sempre me confundo nisso. Já fiz essa questão, mas tentei fazer de outra abordagem :sweat:
Eu não sei como ficaria. Se você puder me ajudar asuhashausgd

2 Curtidas

O seu raciocínio está certinho, o único erro foi a parte de chamar um lado de comprimento e o outro de largura e tentar achar a área desse modo. Mas basta pensar que a área será 9x maior pq os lados são 3x maior e a área é metro ao quadrado, entende?? aí só terminar exatamente como vc fez… Não sei se ficou claro… ahhahahah

2 Curtidas

thanks, Vini!

<3
Vamo que vamo

2 Curtidas

Obrigadão, vini:hearts: vc está me ajudando muuitooo! ahh e parabéns por esse raciocínio, pq eu não tive para resolver essa questão kk

1 Curtida

Bem, no meu livro indica que a resposta é letra D)9 vezes maior. Então acho que ao invés de elevar ao cubo deve-se apenas multiplicar 3x3. profundidade= 3 vezes maior, borda= 3 vezes maior, 3•3=9 vezes maior

1 Curtida

Boa noite, tudo bem??

Então, essa seria a resposta se considerarmos apenas as bordas da piscina, como se fosse um plano. Porém, no caso da piscina, ela é um buraco e possui 3 dimensões (Comprimento, Largura e profundidade) e, portanto, tem o seu volume 27x maior.

Não se pode considerar isso que você escreveu, já que a superfície da piscina é um “plano” e possui 2 dimensões.

Se for o mesmo exercício, acredito que o gabarito esteja errado, caso contrário, pode ser que o exercício que você tenha visto seja diferente.

Espero ter ajudado, qualquer dúvida só chamar!

1 Curtida