Cinemática - Movimentos Compostos

Por que não posso resolver o exercício abaixo considerando a velocidade da escada como aceleração?

(UFPE) A escada rolante de uma galeria comercial liga os pontos A e B em pavimentos consecutivos a uma velocidade ascendente constante de 0,5 m/s, conforme mostrado na figura. Se uma pessoa consegue descer contra o sentido de movimento da escada e leva 10 segundos para ir de B até A, pode-se afirmar que sua velocidade, em relação à escada, foi em m/s igual a:(UFPE) A escada rolante de uma galeria comercial liga os pontos A e B em pavimentos consecutivos a uma velocidade ascendente constante de 0,5 m/s, conforme mostrado na figura. Se uma pessoa consegue descer contra o sentido de movimento da escada e leva 10 segundos para ir de B até A, pode-se afirmar que sua velocidade, em relação à escada, foi em m/s igual a:

Resolução feita por mim:

a = v/t
v = -0,5*10
v = -5 m/s

Resolução correta:

(distancia)² = 8² + 6²
distancia = 10m

Vresultante = S/T
10/10 = 1 m/s

Vresultante = Vreferencial + Varrasto
1 = Vreferencial - 0,5
Vreferencial = 1,5 m/s

Oi, Juliana, tudo bem? Espero que sim! Primeiramente, seja bem-vinda!
Caso queira, você pode se apresentar aqui :slight_smile:

Nesse caso, vou tentar trazer um exemplo: quando você sobe em uma escada rolante, você começa a ser acelerada e andar mais rápido que ela ou você segue andando com a mesma velocidade que ela? Se você entrou com zero velocidade e ela tem 2 m/s, você vai ficar com 2 m/s enquanto estiver nela.
Se você entrar com 1 m/s, você vai ficar com 3 m/s

A mesma coisa acontece nessa questão, porém no sentido contrário. Pense, se você entrar em uma escada no sentido contrário, você precisa ter uma velocidade maior que a dela para conseguir chegar do outro lado, caso contrário você não sairia do lugar ou voltaria para o ponto inicial.

Não sei se te ajude, mas qualquer coisa me fala

1 Curtida

Obrigada por responder Camila :blue_heart:

Não é correto compreender como aceleração, pois são dois movimentos que agem em conjunto,
não cabe considerar somente um dos movimentos agindo sobre o outro!

imagina! precisando é só postar!

isso! esse tipo de pensamento você usará para escada rolante, esteira, rios e etc.
Sempre que ver questões desse tipo, você liga um alerta para essa relação com as velocidades :wink:

1 Curtida