Citação de séries e filmes

Tenho medo de acabar fazendo uma relação do tema com as produções cinematográficas e acabar sendo ridícula. Por exemplo séries como “Todo Mundo Odeia o Chris”, já que há um tom de comédia (mesmo com a realidade vivida pelo Chris, a desigualdade, racismo, etc) o corretor pode levar minha alusão como “idiota”?
Como posso fazer essa ponte sem parecer ignorante???

"Brasil, o eterno país do futuro"

Olá, @Daphne_Formigoni
Não há problemas em citar séries e filmes, você só precisa contextualizar com o tema, ou seja, assim como outras referências, você pode usar assuntos retratados na ficção para exemplificar o que acontece na realidade. Além disso, acreditamos que tudo o que pode ser transformado em arte é uma maneira de chamar atenção para o mundo real. Por exemplo, com a novela “Força do querer” assuntos como a transsexualidade e o modo como as pessoas aceitam (ou não) seus familiares não heterossexuais vieram à tona, fazendo com que esses assuntos ganhassem mais espeço na mídia, não apenas na categoria “novela”.

Espero ter ajudado :blush:

Obrigada, agora entendi melhor! Valeu, profe…

Olá professora…
É válido eu citar a origem latina de algumas palavras? Por exemplo, ao tratar de um tema sobre educação, citar o fato de o termo derivar de “duc”, que em latim significa “conduzir”…
Ademais, para falar da importância literária na formação de uma pessoa (tema UERJ 2015), quais livros você me indica? Pois, apesar de já ter lido Machado, Lima Barreto, etc…Eu tenho muitas dificuldades em fundamentar esse tema.
Obg.

Olá, @Leonardo2, tudo bem?
É legal você citar a origem das palavras sim, mas tenha certeza dessa origem e dos seus significados no passado e agora (ao longo do tempo os conceitos podem ter mudado).
Sobre esse tema que você mencionou, talvez um livro de literatura não lhe ajudasse tanto, então vamos lhe sugerir esse texto (O hábito de ler é o que nos torna mais humanos, diz a ciência) e esse trecho de filme, que se você quiser pode procurar para assistir inteiro.
Espero que goste das sugestões :wink:

Olá, professora! Como eu poderia citar um filme ou série no meu desenvolvimento? Eu só consigo citá-los na minha introdução.