Citação em uma redação

Boa noite,
Glr, em uma citação quando eu for citar o autor, eu tenho que por o nome todo dele ou posso por apelido, sobrenome…?

Ex: O ser humano é aquilo que a educação faz dele
Eu posso por somente Kant ou tenho que por Immanuel Kant?

Desde já, agradeço.

Oi, Pedro, tudo bem? Espero que sim! :blush:

Se for um autor muito conhecido, talvez você não precise, mas no geral é bom colocar alguns dados, pois quem está lendo não tem o mesmo conhecimento que você. Mas alguns nomes eu não vejo necessidade de colocar completo, por exemplo: Kant, Newton, Freud, Marx…

Eu preciso revirar as redações que tenho aqui, mas se eu lembro que tem uma redação que a banca da Fuvest escolheu em 2011 que o autor da redação falava apenas “Sartre” e não Jean-Paul Sartre.

Acho importante você contextualizar, explicar em qual época a pessoa falava tal coisa ou em qual contexto e em quê essa citação que você está trazendo se relaciona com o tema e o contexto atual. Isso é mais importante que o nome inteiro, ao meu ver :blush:

Na dúvida, sempre pesquise textos com notas altas ou redações selecionadas pelas bancas, pois acaba um pouco o mito do que pode e do que não pode.

edit: tem uma redação minha do enem (2016) que eu tirei 920, os pontos que perdi foram na intervenção e eu tinha escrito Hobsbawn com n e não com M como é o correto: Hobsbawm. Ou seja, os pontos que perdi não foram relativos a isso. Tudo bem que naquela época a correção do enem não era tão rigorosa (pelo menos eu acho). Enfim, só um adendo.

Espero que te ajude! :raising_hand_woman:t2: