Citação na redação e animes

Gente, eu tava pensando, será q posso usar FRASES de animes na redação? N falar sobre o anime (Isso sei que pode), mas usar frases de personagens, frases marcantes que tenham algo a ver com o tema, ou tem q ser citações de pessoas conhecidas pela maioria?

Oi, @Fabricio_Duarte!

De certo modo, animes estão incluídos no repertório cultural que é exigido na redação. É interessante, portanto, ter cautela, pois não é uma alusão comum para os corretores.

É um tanto pessoal, mas eu não citaria frases de personagens na redação. É algo muito específico e imaginário, por isso é importante citar algo mais “concreto”, como frases de pensadores, filósofos e profissionais afins. Por fim, ao meu ver, citá-las é tornar a redação um pouco utópica.

Faz sentido, tendo em mente que é um personagem fictício e não uma figura sólida. É porque eu vi em algumas redações de 2017, sobre surdos, que muita gente usou como referência um anime que tratava sobre o tema, dai acabei pensando sobre frases de personagens. Quis perguntar justamente por isso, fico muito na dúvida sobre essas citações, porque os corretores tem diferentes gostos e bagagens, então não sei se oque eles consideram como relevante é algo particular deles, ou se é algo relevante em um nível mais “óbvio”, a modo geral.

Mas muito obrigado, Matheus :smiley:

Olá, @Matheus_Coelho,

Conquanto, se ao invés de utilizar necessariamente uma frase, eu utilizasse a história do personagem. Eu estava analisando algumas redações nota mil do ENEM de 2018, e eu achei uma redação cujo a autora se chama Fernanda Carolina de Deus. Em sua redação, ela faz menção do filme “Matrix”, para representação a alienação presente na sociedade através da tecnologia.
Fica a minha dúvida
Obrigado,

@Shadik_Games, pode usar sim! Eu, pessoalmente, acho até mais interessante do que apenas uma frase pois você prepara o contexto para introduzir o tema.
A redação do Lusca Felpi usou a série Black Mirror, por exemplo. Há inúmeras redações que fazem isso na introdução e é ótimo. No vestibular, eu acabei usando mais personagens de livros, mas em casa eu costumo usar bastante personagens de filmes e etc, acho que me faltou oportunidade para usar personagem de algum filme/série/desenho.

Acho que esse tópico pode te ajudar: