Citação: Redes sociais e plataformas

Gostaria de saber se é possível citar o youtube, facebook, whatsapp, redes sociais no geral, pelo nome das plataformas, como por exemplo dizer que possuem diversos vídeos no youtube que tratam de determinado tema! Seria válido?

Oi, Fabricio, tudo bem? Espero que sim!

Pode sim, tem várias redações com notas maiores que 900 e até 1000 que eu já vi usarem. É que, sendo bem sincera, estou com preguiça de procurar agora HAHAHA, mas pode usar sim.
É algo do nosso cotidiano que você está trazendo para fortalecer seu ponto de vista. :blush:

Olá, Fabrício!

Complementando a resposta da Camila, são citações até interessantes, no que se refere a fugir do padrão/clichê (que geralmente são filósofos, pesquisas etc.). No caso do seu exemplo, a minha dica seria tentar citar algum vídeo em especial. Certamente sua argumentação não ficaria tão vaga e ganharia mais concretude!

Espero ter ajudado, abraços!

pode complementar sempre, João! :raising_hand_woman:t2:

sim, concordo muito com você! eu até achei uma minha que teve uma nota boa no vestibular, mas eu usei como alusão a um quadro de um artista espanhol que trazia as redes sociais colocando o ser humano em uma situação de submissão. No quadro mostrava todas as redes sociais.
Ano passado na redação da segunda fase da Unesp eu falei de um vídeo também.

Igual você disse, acho sempre interessante quando fugimos do padrão/clichê. Tem citação que o pessoal usa tanto que eu acho que os corretores devem até sonhar com elas HAHAHA.

Ah sim, é porque eu tenho uma memória (talvez falsa) da minha professora de redação falando que não podia citar diretamente mídias/ redes sociais na redação porque era errado e coisa e tal! Bom saber que pode, na minha redação de ontem encaixaria perfeitamente uma citação sobre o youtube, mas eu não coloquei por receio kkkkkkk
Obrigado pessoal!!

nossa, até onde sei pode sim!
esses tempos eu estava falando com uma corretora da banca Vunesp e do Enem, ela me disse que muita gente fica criando lendas falando que muita coisa não pode fazer na redação e no final não é bem assim. Semestre que vem eu vou tentar marcar um horário com ela para entender melhor como as correções funcionam (ela me explicou por cima), nisso se tudo der certo eu tento repassar aqui. :blush:

Achei um trecho de uma redação nota mil do ano passado:

Ademais, é preciso compreender tal fenômeno patológico como um atentado às instituições democráticas. Isso porque a perspectiva de mundo dos indivíduos coordena suas escolhas em eleições e plebiscitos públicos. Dessa maneira, o povo tende a agir segundo o conceito de menoridade, do filósofo iluminista Immanuel Kant, no qual as decisões pessoais são tomadas pelo intelecto e influência de outro. Evidencia-se, assim, que o domínio da seletividade de informações nas redes sociais, como Facebook e Twitter, pode representar uma sabotagem ao Estado Democrático.

Conhecimento público! Acho que isso é meio tabú dentro da redação, inclusive a gente não vê muitas redações que citam de forma direta redes sociais ou o youtube, imagino por causa de receio sobre perder nota ou não. Estranho pensar que minha prof. falou que é proibido… como faz algum tempo, talvez eu tenha confundido, e na verdade ela tenha dito que não é muito recomendado :thinking:
Aguardo seu complemento, Camila!!

eu entendo. Eu já tive professor que falava que certas coisas eram proibidas na redação. Eu só fui descobrindo quando eu tive aula em cursinho com pessoas que ou já corrigiram ou tem contato com quem corrige. Outras coisas eu fui descobrindo com o tempo conforme minhas notas do vestibular iam saindo (mas eu sei mais das provas daqui do meu estado mesmo).

Eu vou tentar pagar uma aula com ela (porque não é barato né, preciso juntar os dinheiros hahaha). Eu tinha pensado em Agosto ou Setembro. Então vai demorar um pouquinho para eu dar retorno :rofl:

Não, né, Camila, não precisa pagar pra ter aula só pra responder uma dúvida simples assim, você também já respondeu ali em cima e trouxe um exemplo. É melhor você comprar uma pizza kkkkk

hahaha eu não ia pagar apenas para isso! Ela é corretora de alguns vestibulares que presto, nisso eu pediria algumas dicas :rofl:
vou ver certinho ainda ($$$$$ HAHAHAH)

mas pizza sempre é bem vinda

Ata, então eu fico grato! kkkkkkk