Como achar seus erros na hora da redação

Boa tarde,
Alguém pode me dar algumas dicas de como identificar meus erros na hora da redação?
(Principalmente no que tange o uso da vírgula)

Desde já, agradeço.

Oi,Pedro, tudo bem? Espero que sim!

Eu por aqui como sempre hahaha :sweat_smile:

Uma dica que sempre me deram é você tentar criar um distanciamento do texto. Você pode fazer isso da forma que você achar melhor, vou te contar como eu faço e como já me falaram para fazer também

Eu faço meu projeto e depois rascunho. Feito isso, eu vou ao banheiro, lavo meu rosto, bebo uma água, respiro, olho para o nada. Nisso eu começo a reler o texto antes de passar para a folha oficial.
Feito isso, eu faço o restante da prova (fiz isso tanto no enem quanto nas outras provas que fiz). Ao finalizar a prova eu dou uma lida na redação já pronta e no papel, nisso os erros de vírgula eu consigo corrigir ainda e de acento, porque outros erros não tem como mais.

Uma forma que alguns amigos fazem é fazer o rascunho primeiro e passar para a folha no final da prova, porém eu tenho medo de não conseguir passar e perder muitos pontos (porque a redação na maioria das provas vale muito). Porém, eu creio que essa seja a melhor forma para notar os erros, pois vc ficou umas 3 horas “longe” do seu texto.

A idéia é realmente essa, tentar se distanciar e se colocar na posição de leitor. Eu já arrumei alguns errinhos na redação já na folha oficial, ficou com algumas rasuras, mas coisa bem pequena.
Se você pegar redações escolhidas pelas bancas e até mesmo nota 1000, pode notar que muitas tem rasuras. Então não é um crime você arrumar depois.

Aqui vou deixar algumas redações escolhidas pela banca da Fuvest e que tem rasuras

Tem inúmeras, mas resolvi escolher algumas só

É melhor corrigir e ficar rasurado do que mandar com erro (ao meu ver)

Espero que te ajude!

Olá, Camila
Muito obrigado pela resposta e pelas dicas, só mais uma dúvida:
Já me disseram que ler a redação alto, na hora da correção, ajuda a achar melhor os erros, principalmente os de vírgula. Isso é verdade?

Mano quem te disse isso :sweat_smile:

imagina!

então, eu acho que deve ajudar, mas o problema é ler em voz alta na prova né hahahah
você pode tentar “ouvir” a voz na sua mente movimentando a boca
Quando eu faço isso ajuda!

Uma dica para quem tem problemas com vírgulas é frases orações menores e não inverter tanto a ordem da oração.
Vá treinando, ainda há tempo!! Não tenha vergonha de perguntar nada, pode postar aqui no fórum que no que puder iremos te ajudar!! :blush: :blush:

vou pesquisar algumas coisas e mais tarde posto aqui para te ajudar!