Como elaborar uma boa redação na fuvest?

como andei fazendo muitas redações do ENEM, estou um pouco perdido em relação as da USP, e vou fazer a FUVEST no final do mês, passando para segunda fase gostaria de saber.Afinal, do que eles gostam? como elaborar uma redação boa na FUVEST??

Preparação pra redação Fuvest
Redação e formulações
Temas subjetivos

Oi, Pedro, tudo bem?

Não sou professora de redação, mas (in)felizmente nasci em uma cidade que tem uma USP e, por conta disso, quase todo mundo tem como primeira opção aqui. Então, tentarei te ajudar com tudo que me repassaram. Todos os meus professores de redação já corrigiram FUVEST, o que acaba nos ajudando, pois temos noção de como funciona todo o processo. Vou tentar falar o máximo possível para não deixar nada de lado então ficará bem grande haha.

Você disse que fez redações para o ENEM, o que já é ótimo, pois você treinou a escrita. Você provavelmente já deve saber como fazer bem um projeto de texto também. Outro ponto positivo. Agora vou tentar focar nos pontos mais específicos da banca da USP.

Primeiramente, você precisa entender o que ela quer. Nem sempre é uma tarefa fácil. Os textos da coletânea, não raro, são curtos e de difícil entendimento. Por isso, foque em ler bem a coletânea. Às vezes ela pode ser apenas uma imagem, um poema, um trecho de algum sociólogo. Você precisa relacionar os textos da coletânea e entender o porquê de cada um estar ali. Apesar de essa parte ser mais complicada, ela tem suas vantagens: você tem uma autonomia maior sobre o recorte a seguir (comparando com Enem, por exemplo).

Um exemplo bom foi o tema “Um Mundo Por Imagens”. Dentre as redações escolhidas pela banca, você raramente via algum caminho comum entre os alunos. O que é bem diferente do Enem que vemos redações cada vez mais parecidas.

Acho isso positivo, porque o aluno pode pensar no caminho que ele tem mais repertório. Porém, nem sempre os temas são assim, falo em uma análise geral.