Como se forma o íon NH4+?

Ele tem uma dativa certo? Quem é que arranca um elétron dele? Arranca de onde? To confuso.

Que eu saiba o NH4+ é o NH3 juntamente com um próton H+. Há sim uma ligação “dativa” no amônio (NH4+).
Na formação do amônio não há a perda de elétrons e sim o ganho de um próton.

Apenas complementando, geralmente é um ácido diluído que proporciona o H+ para o NH3 (Ácidos liberam sempre um H+ quando diluídos). Basicamente ninguém tira o elétron na ligação, ela é que ocorre com um átomo que já veio eletricamente positivo.

E aí, tudo certo?

Sim, há uma ligação dativa no íon amônio. O hidrogênio a mais que se liga ao NH3 vem de um ácido, conforme o seguinte gráfico:

nh4cldiag

Ninguém arranca elétron algum, o que acontece é que os par não-ligado do nitrogênio faz as vezes do par covalente para ligar-se ao hidrogênio, já que o elétron do hidrogênio “fica para trás” no ion cloreto. A carga total do íon é que acaba por ficar positiva.

Feito? :slight_smile:

Mas por que esse átomo de hidrogênio fica H+ sendo que ele “pegou” dois elétrons do nitrogênio? Isso significa que na ligação dativa os elétrons ficam mais para o lado do nitrogênio? Não sabia dessa propriedade. Eu sei que o nitrogênio é bem mais eletronegativo e tal, mas eu to achando esse íon estranho.

Não tem nada de estranho. Esse hidrogênio perdeu seu elétron, que ficou no cloro. Assim, ele só tem um próton, tendo carga positiva.

Os elétrons não deixam de “ser” do nitrogênio.

Por que o hidrogênio perde um elétron para o Cloro? Como é chamado esse processo? Eu tô em busca de uma explicação do porquê NH4 é um íon através da lig. dativa. Eu não entendi. Na verdade eu achava que os íons só ocorriam através da lig. iônica.

Por que há o ganho do próton? Você poderia explicar melhor?

Oii, Darielly, tudo bem? o hidrogênio perde um elétron para o cloro, visto que este(CL) é mais negativo que esse(H), o que faz com que o Cl atraia mais elétrons para si. Esse processo que ocorra é a ligação covalente, e nessa os átomos( grande parte deles- família 5a,6a e 7a) buscam completar o octeto, que é uma teoria que afirma que eles precisam de 8 elétrons na camada de valência para ficarem estáveis. O NH4 é um íon através da ligação dativa, pois o NH3 recebe um hidrogênio apenas com 1 próton( o elétron desse ficou com o cloro), formando o NH4, e o nitrogênio compartilha dois de seus elétrons( LIG DATIVA) com esse hidrogênio para recompor o elétron perdido e torná-lo estável, o que faz com que o NH4 seja um íon. Sobre a ligação covalente não formar íons seu raciocínio está correto quando envolve as ligações normais, mas a ligação dativa tem essa capacidade, como mostra esse site https://brasilescola.uol.com.br/quimica/ligacao-covalente-dativa-ou-coordenada.htm

O cloro recebe um elétron do H, se tornando um íon( ânion) e o resultado disso é um próton( ausência de elétron) de H que irá formar um ligação dativa com o NH3( por isso Vitor afirmou que há o ganho de um próton, que se considerar análise técnica é um absurdo, visto que apenas elétrons são cedidos e recebidos. Creio que o mais adequado seria que o NH3 recebe um cátion monovalente )