Conclusão redação

Olá, boa noite!
Tenho mandado redação pra correção do me salva e tenho recebido critica construtiva em relação a conclusão. Sempre falam de 4 elementos… que elementos seriam esses rs… e tem dicas pra fazer uma conclusão digna de nota máxima rs

6 Curtidas

Olá Bruno,

Acredito que esses “4 elementos” seriam aquelas perguntas básicas para a intervenção (Quem? Como? Por quê? Onde?). E eu nunca tirei 1000, mas já tirei 920 aqui no MS! e 780 no último Enem (não tem como eu anexar a redação do Enem porque ainda não saiu o espelho). Sempre uso aqueles “macetes” básicos pra fazer uma redação:

1. Fazer um banco de ideias: Leio o tema e escrevo tudo que me vem a cabeça, lembrando que não pode interromper o fluxo de ideias (se o tema for ética, mas você pensar em “chuchu azul” escreve isso lá)
  2. Ler os textos motivadores e adicionar mais ideias ao banco
  3. Analisar seu banco de ideias. Escolhe o que usar, risca o que não serve…
  4. Escrever sua tese. Sempre uso uma frase núcleo, como por exemplo: Chuchu azul é inexistente
  5. Definir os argumentos para sustentar sua tese (no mínimo dois e no máximo três). Ex.: 1 - Ninguém nunca viu um chuchu azul 2 - Chuchus são verdes
  6. Agora basta você seguir a ordem introdução --> desenvolvimento --> conclusão
  7. Lembra que na introdução você coloca sua tese e seus argumentos, no desenvolvimento você usa um parágrafo pra defender cada argumento, e na conclusão você coloca a intervenção (respondendo os “4 elementos”)
  8. Lembre-se de usar a norma culta para escrever e de demonstrar “conhecimento de mundo” (como intertextualidade você pode usar dados, citações/falar de livros/filmes/séries/músicas e etc)
  9. Usar título e uma boa estética (padronizar o tamanho dos parágrafos, respeitar as margens, uma letra bonita…), apesar de não ser obrigatório, pode te ajudar também. Conectores também dão bastante pontos, mas esses são obrigatórios e não opcionais haha

5 Curtidas

WOW, agora vai! Muito obrigado Ingrid. De verdade :smiley:
Tô lendo agora sua redação e ela está impecável mesmo. Espero melhorar nas próximas :slight_smile:

2 Curtidas

Eu tinha bastante receio em fazer um desenvolvimento com mais de 5 linhas mas vi que não perde ponto né?!

Todos nós esperamos melhorar, afinal nosso objetivo sempre é fechar haha Não desanima nunca e treina muito. No meu primeiro Enem eu tirei 520 na redação e olha só onde cheguei depois de dois anos de prática (mesmo que eu não tenha fechado a redação ou passado no curso que quero, eu me sinto muito orgulhosa da minha evolução). Resumindo, fé e esforço que a vaga sai :joy:

2 Curtidas

Isso mesmo! Vamos que vamos!!!

Eu costumo fazer uns parágrafos bem grandinhos. Se você dividir 29 (porque uso título, então perco uma linha) por 4, dá 7 linhas mais ou menos pra cada paragrafo. Então escreve sem medo, e lembra que o desenvolvimento precisa ser a maior parte e a introdução a menor.

1 Curtida

Verdade. Muito obrigado pelo toque :smiley: vou assistir umas aulas de semântica e elementos coesivos pra dar uma melhorada também. Tinha tirado 720 e nessa redação veio 540 quase infartei kkkk. Vlwww

1 Curtida

Por nada! :smile:
720 já é notão. Você pode postar ela aqui pra eu dar uma olhada? :new_moon_with_face:

1 Curtida

sim, claro vou tirar print e mando :smile:

1 Curtida

afs tá dando arquivo muito grande… to enviando sem correção pq é a unica que tá indo

1 Curtida

Bruno, tudo bem? A Ingrid já te respondeu, mas só para te ajudar com isso, os 4 elementos até onde sei são esses: agente, ação, modo, efeito + detalhamento.

Eu sempre perdi 40 pontos na conclusão e 40 em gramática no enem, tirei 4 vezes 920. Nesse último eu acho que consegui finalmente os 200 na conclusão e acho que perdi o restante na gramática e coerência (acabou não mudando em nada no final hahahaha), então se precisar de algo com a conclusão eu posso tentar te ajudar, pois eu já vi muitas respostas da @Prof_Jessica_Linguagens e acabei melhorando muito nisso. Dê uma pesquisada aqui no fórum, ela ensinou bastante como fazer isso e eu aprendi muito com ela sobre conclusão :slight_smile:

2 Curtidas

Show! E confesso que sinto muita inveja de você, porque você deixou sobrar linha e eu sempre quero extrapolar as minhas 30 haha

vou pesquisar <3 vlwww

1 Curtida

kkkkkkk vez ou outra também quero extrapolar mas nessa eu me contive rs

1 Curtida

Eu estou tão acostumada com as perguntas que nem lembrava mais o que era isso :disappointed_relieved:, mas usa os dois pra te ajudar. Dá pra fazer assim:

Agente = Quem?
Ação = O que?
Modo = Como?
Efeito = Por quê?

• detalhamento = explicar direitinho esse “por quê”/“efeito”
1 Curtida

ok, rs. Gente muito obrigado meeeeesmo. Vocês são incríveis!!!

2 Curtidas

Isso! Os 4 elementos que os corretores apontam nas suas correções, Bruno, são esses mesmo: agente (quem?), ação (o que?) modo (como?), efeito (para quem?) + detalhamento (simplesmente detalhar a sua proposta). É importante também que a sua proposta esteja articulada, de certo modo, com a discussão que você desenvolveu no texto.

@Ingrid_Albrech, só queria destacar que você conseguiu demonstrar um bom conhecimento sociocultural ao citar fatos históricos, como os exemplos do José Serra, o que lhe garantiu 200 na competência II. :raised_hands:t2: É sempre melhor citar dados do campo científico como exemplos para os argumentos, como fatos históricos, pesquisas, artigos. :grinning:

Qualquer dúvida, estou à disposição para tentar ajudar!
Abraço!

4 Curtidas

e ai Brunão, beleza?? não sou prof. de redação, pelo contrário, estou bem longe disso kkkkk, mas, mano, evita rasuras, evita riscar toda sua redação, ou melhor, riscar toda a palavra quando errar. O correto a se fazer é apenas um traço sobre toda a palavra para que o corretor possa ver o que você errou. Seguindo essa dica de um professor meu minha nota melhorou. O correto mesmo é tomar o máximo cuidado para não errar. Fica a dica, abraços.

1 Curtida