Decomposição de vetores

Os sistemas de forças dados são coplanares. Descreva a resultante das forças, módulo, direção (com o eixo x) e sentido:
image
Gabarito: 26) R = 13 N; tg  = 2,4; 1º Q
meu resultado está dando V569 aproximadamente 23,8

Gaby, eu cheguei na resposta.

Tenta decompor de novo igual você estava fazendo nos outros exercícios.

No final ficará 5N no eixo x e 12 no eixo Y

Qualquer coisa eu posto aqui!

Mas no, por exemplo, ali no F3
para achar a componente no Y você fará Fy= F3.cos53
No x você fará Fx= F3.sen53

Faça isso com cada uma

Olha @cahperroud refiz de novo e sempre da esse resultado :c não sei oque fiz de errado, pode dar uma olhada ?

Ali na F3 o que você colocou no eixo X é na verdade referente ao Y

Então no eixo X ficarão para a esquerda: 32N + 17N, para a direita 35 + 19. Total: 5 N para a direita
No eixo Y: para cima 24 + 35, para baixo 47. Resultado: 12N para cima

Agora por pitágoras você chega no 13 :smiley:

@cahperroud ainda não entendi :c
porque o 32 ta no eixo ? não é o f3y que é f.sen 53 = 32 ?
eu acho que só não estou sabendo quem subtrair de quem

Não, é cosseno

cateto adjacente/hipotenusa
O adjacente é o eixo Y
Então fica: F3y= F3.cos

E na hora de subtrair soma certinho quem tá pra um lado e quem tá pra outro. Ai tira um de outro.
Do jeito que você colocou ali em cima você poderia se confundir sem o parêntesis, por exemplo, ai você faz toda a decomposição que é o mais trabalhoso e erra bem no finalzinho

Eu só falo isso porque eu sou cheia de perder questão no final hahaha

Gaby_Manarelli eu ainda não entendi esses cálculos , principalmente qdo se inverte senos e cossenos , vc poderia me ajudar?

Alessandro, tudo bem? :hugs: a Gaby passou já, então acho que ela jogou fora todas as resoluções dela haha
Se você reparar, ela confundiu algumas coisas na resolução dela e eu tentei explicar embaixo. Você chegou a reparar nisso ou não? Qualquer coisa, se a dúvida persistir, me avisa que tento postar o exercício feito aqui!

Ola,Gaby por incrivel que pareça tambem cheguei ao mesmo resultado kkk

Oi, Jorge!

tenta verificar se você não inverteu os eixos.

Vou tentar fazer essa questão em um papel e deixar aqui :slight_smile:

Pronto:

Usei cores para facilitar.

F2, F3 e F4 possuem resultantes nos dois eixo.
F1 apenas no eixo x

Tem esquema com todas as forças desenhadas, são as resultantes de cada eixo.

Minha canetinha é muito grossa, ai não ficou muito boa essa parte, mas você precisa somar tudo que esta no eixo x para a direita e tirar tudo que está no eixo x para a esquerda. Depois tudo que está no eixo y para cima e tirar tudo que está no eixo y para baixo

Feito isso, você terá duas forças: uma para cima e outra para a direita.

Agora você aplica pitágoras, chegando em 13N

Acho que o maior problema nessa questão é confundir quando usar seno e cosseno, pois algumas pessoas associam que tudo que está no eixo x precisa ser usado cosseno e tudo no eixo y seno, porém isso não é verdade, o que você precisa olhar é o ângulo e fazer a decomposição correta.

Espero que, agora, fique mais claro, pois percebo que essa dúvida realmente tem confundido muitas pessoas.

Desculpe pelo desenho um pouco poluído, eu não sou muito boa para coordenar o uso das cores.

Fechou! Eu usei a projeção da resultante no seu quadrante correspondente kk não entendi.Desde já obrigado :grin:

mandou bem! amanha revisarei #rumoaExPCEx

Oi, Jorge, eu não entendi a sua dúvida, desculpa, poderia tentar explicar melhor?

a Gabi, anteriormente, postou como ela fez e eu expliquei onde estava o erro. Caso se interesse, dê uma lidinha nas outras postagens desse tópico, acho que isso te ajudará, pois acredito que seu erro foi na decomposição da Força 3 ao usar cosseno no eixo x quando deveria usar seno

vai dar tudo certo, Jorge!! ficarei na torcida e pode postar suas dúvidas aqui, a ExPCEx tem questões bem legais!! :smiley:

Olá Camila! boa noite! Essa resolução que você mandou têm um erro,pois o seno sempre se relaciona com o eixo Y, e o cosseno com o eixo X. Vc inverteu os valores no F3y E no F3x

Oi, Jorge, tudo bem?

Não há erro não.
Essa é a “pegadinha” da questão, pois o aluno decora isso ao invés de entender decomposição, então ela fez de propósito.

Faça a decomposição que você verá que está correto, é a mesma coisa que pensar em um triângulo retângulo.
Da forma como você estava fazendo, você estava colocando o ângulo em outra opção
Peço que tente refazer pensando em triângulos retângulos

Fiz aqui a F3 para não ter mais dúvidas:

Não fiz o eixo y pois é só aplicar cosseno ali no ângulo

a é o cateto adjacente, b é o oposto e c é a hipotenusa

edit:

estava conversando com um amigo meu, nisso ele me lembrou de uma dica para você não confundir mais:

sen (sem ângulo)
cos (com ângulo)

Ou seja, o eixo em que o ângulo está, você usa o cosseno, o eixo que ele não estiver, você usa o seno para achar.

Tudo!,então,nesse caso eu usei o método das projeções,pois a questão me da o modulo do F3=40N

Método das projeções seria decompor?
Sim, a questão deu o valor de F3 e depois você usa as relações trigonométricas para chegar na decomposição em x e y
Mostrei minha resolução para 3 pessoas que fazem engenharia e elas me afirmaram que está correta. infelizmente não sei mais como te ajudar, Jorge, fico te devendo essa