Desabafo: Em busca de conselhos

Olá, pessoal! Boa noite! Tudo bem? Tenho me sentido apreensiva e gostaria de desabafar aqui. Conselhos amigáveis são bem vindos!
No começo do ano, estava fazendo simulados todo domingo. Porém, acabei atrasando algumas vídeo aulas, porque antes, só estava assistindo de um novo assunto quando terminava todos os exercícios da matéria anterior (já mudei agora, mas isso me atrasou…). Além disso, faço Humanas online, por ter mais facilidade, e o resto “presencial” (que agora virou online, devido à pandemia). Porém, por ter facilidade em Humanas, acabei negligenciando… estou muito atrasada! Fora isso, Geometria é a matéria que eu mais tenho dificuldade e fiquei, um tempo, “fugindo”, pois sei que demoro muito e não é muito “eficiente”, já que demoro muito mais tentando fazer as questões, do que, de fato, conseguindo (embora entenda que é justamente o que não sei tão bem ainda, que vai me auxiliar no vestibular). Então estou com muitas aulas e exercícios pendentes dessa matéria. Eu, realmente, não sei o que fazer… Tenho demorado muito para fazer redações e não estou fazendo simulares regularmente… Tenho a sensação de que não dá mais pra mim esse ano, que eu não sou tão boa em Geometria, diferente de outras pessoas, sabe? Que não há espaço assim, para mim, no vestibular… Há muito tempo não tinha crises de ansiedade, mas semana passada, elas voltaram. Estava fazendo terapia há mais de um ano, porém, ela teve que se mudar e comecei a fazer com outra profissional… Embora não ache que esteja me ajudando muito. Desculpem o texto imenso, eu realmente precisava colocar isso pra fora.

3 Curtidas

Geral se embola mesmo, Vic.

O que seria o seu “demorado” na redação, Vic? Se estiver dentro de 1h30, tá bom. O negócio é não extrapolar 2 horas. Pode ser uma hiperpreocupação sua [se eu estiver falando besteira, me avise].

Nessa reta final a gente se embola mesmo… Às vezes priorizamos o know-how ao invés do conteúdo. Isso é bom! Não adianta ter o conteúdo e não saber ler a questão da sua instituição preferida, entende?

Dá sim, Victoria! Em questão da Geometria, é no geral ou é específica? Plana, Espacial ou Analítica? Qualquer coisa a gente invoca os mestres dos magos (João, Gabriel, Kaio, Lincoln e a turma toda).

Tem espaço sim, Victoria. A real é que, às vezes, a gente acha que não tá muito preparado, se cobra muito, mas quando chega na hora do ‘vamo ver’, dá bom, sabe?

Sobre a questão das crises de ansiedade: espero, de coração, que melhore, Vic. Não passei por isso, então não posso opinar.

3 Curtidas

Olá.

Boa, Ferreira, falou tudo.

Moça, e se eu te falar que ainda não vi Química Orgânica e mais outras coisas? Psé

Sabe o que é importante ? Não DESISTIR. Não pare. Produza, Produza e PRODUZA. Mesma achando que não está indo como o planejado, NUNCA PARE DE PRODUZIR.

Organização é importante, lógico. Mas o que é mais importante é o GÁS de querer aprender, fazer exercícios, acordar todos os dias, levantar, tomar um café e ir PAPIRAR( Um jargão militar para estudar).

Como você disse, você já matou algo: TEM FACILIDADE EM HUMANAS, menos uma coisa. Vejo Youtubers fazendo Thumbnail de video colocando “Falta só dois meses para o ENEM”… Sabe como eu fico em relação a isso ? Super irritado, na real eles não querem ajudar, eles não estão ajudando se acham que estão e sim só estão atrapalhando, pois se você não tiver seu PSICOLÓGICO SAUDÁVEL no dia a dia, não há estudo diário que vá fazer você passar. De vez “apenas 2 meses” pensemos “TEMOS AINDA DOIS MESES E BORA PAPIRAR, SANGUE NOS OLHOS, BORA CAIR EM CIMA DAS APOSTILAS, LIVROS E LISTA DE EXERCÍCIO” e abstrai o resto é só você, o livro e energias boas. Isso para qualquer vestibular que queira prestar.

Tem difículdade com a Matemática, Geo. Espacial, Analítica, Plana ? Bota sua dúvida aqui. Não falo por mim, falo por essa galera aqui do fórum que sabe MUUUUUUITO… Duvido você postar uma dúvida aqui, responderem e ainda não entender. Pode acontecer, mas aqui as chances diminuem muito.

Eu sou horrível em Ondas, só de ver Ondas já me dá um calafrio. O importante é bater de frente com essas matérias e tirar a pira da cabeça como “Nunca vou conseguir, impossível para mim…” já falei POSITIVIDADE, CABEÇA TRANQUILA… sem isso você mata seu estudo diário. Usa o fórum ao seu favor, videoaulas, correções de questões… ataque em todas as frentes possíveis. Não se dê por vencida.

Eu estou com materia atrasada tbm, mas a gente não pode parar, É PRODUZIR, É PAPIRAR…

Não desanime. :clinking_glasses::clinking_glasses::clinking_glasses::clinking_glasses::clinking_glasses:

3 Curtidas

Olá ovelhinha

Primeiro, sei que não funciona assim, mas tente ficar tranquila pq muita gente tá nessa situação. Aqui no fórum eu vejo direto esses tipos de desabafos e já fiz um também inclusive.

Me diga, você ainda está no ensino médio ou já terminou? Qual curso você quer também? Dependendo do curso, talvez você até esteja se subestimando.

Jovem, vou supor que você é mais nova (16-19 anos), nessa idade a gente tem uma tara em passar na primeira tentativa, mas sério, a gente tem que urgentemente perder essa ideia. Olha o que aconteceu comigo: passei de primeira em engenharia elétrica em uma federal, escolhi engenharia simplesmente por ser bom em exatas. Hoje eu tenho 24 anos, estou no 9º período e simplesmente odeio o curso. Resultado, estou estudando para medicina no momento, também estou revendo toda a matéria ainda.

Agora me diga, valeu a pena passar de primeira? Sinceramente, quando se é mais novo, a gente pensa que sabe das coisas, mas na real, nós não sabemos de porcaria nenhuma kkk. Então, tira esse peso das costas pq se mesmo que ainda dar errado, ano que vem você tem ainda mais tempo para descobrir o que você realmente quer e também se desenvolver (por exemplo, aprender a estudar, é surpreendente como vejo pessoas estudando de forma ineficiente).

Só comentando sobre a redação, eu também demoro, tipo umas 3 horas kkk. Na adrenalina da prova a gente dá um jeito, mas o segredo para fazer uma boa redação rapidamente é bem besta, é só praticar.

Se você quiser mais alguma ajuda mais específica, fala comigo, aqui ou por mensagem privada. Sempre quando vou ajudar alguém, a pessoa sempre me ensina algo ou me dá uma informação interessante, então fico bem disposto pra contribuir. :wink:

3 Curtidas

“Agora nem sei mais, acho que seria uma área difícil para uma pessoa como eu (extremamente introvertido) e que muitos provavelmente estariam na minha frente por causa disso.”

Brother, se você viu que quer mesmo Direito, vai na fé! Você aprende o resto na facul. Ninguém nasce mestre da oratória e realmente extrovertido. Isso se desenvolve. Agora, se quiser outro curso, belê…

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
“apaguei os saves dos jogos que eu jogava (coisa que eu me arrependo, eu tinha 220 horas no Dragon Age e nunca vou ver como o jogo termina - não vou rejogar 200h de jeito nenhum), exclui todos os App que podiam me distrair… E advinha? Ainda assim eu acabava me atrasando lol.”

Se você se sente bem com isso, beleza. O negócio é ter outras atividades pra não dar um burnout, um overheat na sua cabeça. Eu prossigo jogando nos fins de semana, duas horas. (Dei uma parada por causa da reta final, desde setembro. Aí fui começando a fazer mais provas e simulados do que o normal, pra me familiarizar…)

“Estou quase desistindo desse ano e decidindo ir dormir até o ano que vem.”

Cara, segue com a mesma stamina de antes. Tamo perto da prova, hora de dar o boost extra! Aí, começando o ano que vem, dá um leve pausa.
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
É meu primeiro ano de vestibular (encerrei o EM ano passado) e nem tirei férias pra dar uma desafogada no cérebro :rofl: De qualquer modo, sigo naqueleeeeeee pique! Vou pegar uns 15 dias em Julho do ano que vem.

3 Curtidas

Olá, Alex! Ah… o meu demorado é bastante kkkkk tipo: o dia inteiro. Porque eu pesquiso sobre o tema, sabe? Acho que isso me ajuda! Sei que não terei como pesquisar na hora da prova, mas terei pesquisado o ano todo.
Geometria é tudo terrível!! E, para piorar, eu surtei (??) e estou com muitas aulas atrasadas de geometria, tantos exercícios atrasados, que me vejo desesperada sem saber por onde começar, diante dessa avalanche de atrasos.

2 Curtidas

Obrigada por ter respondido e pelas suas palavras!!

3 Curtidas

Olá!! Terminei o ensino médio em 2018 e quero Medicina!
Estou nessa faixa hahaha, terei 20 em poucos dias.
Pois é! As coisas que vejo que faço errado, são, justamente, as coisas que, pra mim, me tiram do “jogo”, sabe? Tenho me enrolado bastante nas matérias e nos acúmulos, me enrolei ao ponto de estar há 1 mês sem fazer redação, não estou fazendo simulados regularmente… Tudo isso reforça, pra mim, que não dei o meu suficiente e que não vai dar pra mim, entende?
Obrigada pela atenção!

2 Curtidas

Olá!!
Eu te entendo!! Esse ano mesmo, tive vontade de tacar o meu telefone pela janela, para parar de me distrair kkkkk. Também tenho essa vontade de desistir e dormir até o ano que vem kkkkk, mas, o que me conforta, de certa maneira, é que eu ainda posso adquirir conhecimento, sabe? Mesmo que esse ano, realmente, não dê pra mim, o meu esforço não será em vão, já que estou aprendendo coisas!! Caso tenha que tentar novamente ano que vem, vou ter adquirido conhecimento esse ano.
Em relação ao curso, acho que você pode trabalhar essa questão de ser introvertido, não acho que precise mudar de curso por isso.
Obrigada pelas palavras e seguiremos fortess!!

3 Curtidas

Oi, @ovelhinha_07… Tudo bem? :sweat_smile:

Gostei bastante de você ter compartilhado esse medo aqui. O que vejo, infelizmente, é que esse ano de 2020 vários alunos estão enfrentando dificuldades que vão muito mais além de ter que aprender formulas e teorias. Digo por mim, e sei que vários outros se identificarão ao lerem isso.
Meu conselho a você e a todos é não desistir e não se cobrar tanto. No tempo certo cada um ira colher o que plantou, desse modo, continue plantando rsrs
Forte abraço e vai dá certo! :smile:

1 Curtida