Diferença entre Dadaísmo e Movimento Surrealista

Boa Tarde, alguém poderia me explicar como diferenciar uma pintura ou uma escultura do movimento Dadaísta para uma do movimento Surrealista? Por que esses movimentos surgiram quase na mesma época, certo? E por mais que um seja baseado nos sonhos, pra mim as esculturas n tem diferença hehe
Vlw Galera!

Oi, @Bruno_Valerio_do_Cou!

Peguei essa escultura aqui:

20_0

Vi que, aparentemente, você sabe quais os princípios desses dois movimentos, só não sabe diferenciar as suas esculturas muito bem, certo? Nessa imagem que eu postei, no que você acha que ela se relaciona com a atmosférica onírica, de sonhos, do surrealismo? Pela quebra de padrões com os conceitos de arte e pela ousadia, essa imagem, por exemplo, assemelha-se mais ao dadaísmo, movimento muito mais radical na tentativa de quebrar padrões estéticos do que o surrealismo.

Se quiser, pode postar alguma escultura que você não consiga diferenciar muito bem, assim tento lhe ajudar. Qualquer coisa, estou à disposição! :raising_hand_woman:t2:

Oi professora, essa imagem está titulada como dadaista, como não pode ser surrealista?
image

Bruno, essa pintura se chama “criança geopolítica assistindo ao nascimento de um novo homem” e é do Salvador Dalí. Ela é surrealista.

Ah sim, rs. achei no google como dadaista. A maioria das pinturas são surrealistas e as esculturas são dadaistas?

Pode me mostrar uma pintura dadaista e me mostrar quais elementos diferenciam a pintura dadaista da surrealista?

Eu nunca tinha pensado sobre isso, mas até pode-se dizer que sim, se pensarmos bem.

Os artistas que produziam pinturas dadaístas, geralmente tiveram uma fase surrealista também, o que dificulta bastante a diferenciação das pinturas desses movimentos. Olha essa imagem, por exemplo:

Fonte: https://uploads6.wikiart.org/images/francis-picabia/machine-turn-quickly.jpg

Ela é dadaísta porque conseguimos identificar uma máquina, que também são representadas nas pinturas dadaístas. Além disso, nas pinturas do dadaísmo, temos um ou mais objetos cuja função se encontra subvertida na tela. Também podemos identificar, às vezes, alguns elementos do cubismo, como figuras geométricas, nas obras dadaístas. O único “porém” dessa pintura que usei como exemplo, assim como a grande maioria do dadaísmo, é que o seu criador, Francis Picabia, também teve uma fase surrealista. Os princípios da pintura dadaísta seriam esses que citei, além de que os seus pressupostos envolviam a subversão do próprio conceito de arte, críticas ao capitalismo e ao consumismo, bem como o desafio de retratar objetos/artefatos desvirtuando a sua função original.

Ah, um detalhe: cuidado ao procurar pinturas e esculturas no Google. Muitos estão designados de forma errada, pois são colocados em movimentos artísticos dos quais não fazem parte.

Qualquer coisa, Bruno, só chamar! :raising_hand_woman:t2:

Pooo, agora eu entendi rs. Tudo faz sentido e… reparei que o google realmente está bastante confuso.
Muito obrigado mesmo.

Estamos aqui para se ajudar! Qualquer dúvida, só dar um grito! :wink:

Porque essa pintura não pode ser futurista? Por causa das engrenagens que pode representar o progresso…