Olá pessoal, estou com uma dúvida. Vocês podem me ajudar?
Não entendi muito bem a diferença entre gêneros textuais e tipos de textos. Eu poderia colocar alguns gêneros textuais como se fossem um subconjunto dos tipos de texto?
obrigado!
Olá pessoal, estou com uma dúvida. Vocês podem me ajudar?
Não entendi muito bem a diferença entre gêneros textuais e tipos de textos. Eu poderia colocar alguns gêneros textuais como se fossem um subconjunto dos tipos de texto?
obrigado!
Fala @Rodrigo_Almeida, Tudo bem ai, cara?
Excelente pergunta viu?
Gêneros textuais são os variados textos do cotidiano (Cartas, SMS´s, Contos, fábulas… dentre outros). Agora, tipo de textos você pode entender como a natureza desse texto: é narrativo? é dissertativo? é descritivo°…
Embora eu tenha resumido acima, dê uma olhada nessa imagem que procurei para te auxiliar ainda mais:
Qualquer coisa me sinalize aqui! Bons estudos!
Show! Tudo certo e você? Obrigado pela atenção!!
Então um tipo de texto está mais relacionado a forma e o fim dele?
E o gênero textual pode apresentar um ou mais tipos de textos? Tipo assim: uma carta pode apresentar características narrativas, argumentativas, etc?!
Isso ai!!
Isso! ‘‘Qual a finalidade do texto??’’ ‘‘Narrar? Descrever?’’ Dissertar?’’
Bom, eu já vi muitos exercícios que mesclam, por exemplo, uma carta dentro de um poema, sendo que são gêneros textuais diferentes…
Mas eu te aconselho a observar sempre qual a intenção do texto se baseando nesses conceitos, belê ?
Legal!! Muito obrigado!!