Dificuldade em matemática

Por mais que eu tente fazer exercicios, fça as aulas, escreva resumos. Simplesmente não consigo. Até agora não consegui fazer nenhum exercicio sem ver a resolução, sinto que vou fracassar

Yumi, tudo bem? Sei que parece que não, mas calma! haha

Eu sei que já falei com você antes, mas eu percebi que você está levemente desesperada e sabe de uma coisa? Isso é normal às vezes (na medida do possível). Logo que eu fui para meu primeiro ano de cursinho eu não sabia NEM resolver uma equação de segundo grau. Não sabia somar números negativos. Na minha primeira Fuvest eu ZEREI matemática e quase zerei física também. Então, ao invés de estudar, eu tive a genial idéia que iria passar sem estudar essas matérias, mas sim gabaritando as outras. Deu para perceber que isso não ia dar certo né?

Tentei estudar matemática e não conseguia fazer os exercícios do material do cursinho. Eu me senti um lixo, eu chorava, eu via o livro de todo mundo feito e eu não sabia nem colocar no gráfico equação do primeiro grau quando o professor pedia para adiantarmos enquanto ele ligava o projetor (esse dia me marcou, perceba!).

Então, no meu TERCEIRO ano de cursinho, um amigo meu que passou em medicina e um outro que passou em engenharia falou: Cá, estuda o básico, foca em tentar aprender as coisas mais simples. E assim foi. Eu peguei um livro desses de fundamental que comprei em um sebo e fui fazendo. Eu percebi que sabendo bem o básico eu consegui evoluir em muitas áreas da matemática. Eu não aprendi as coisas FODÁSTICAS, mas eu foquei em saber o basicão de cada assunto (é o básico mesmo).

Essas coisas que eu estudei não tinham no meu material de cursinho. Eu, assim como você, eu vi MUITA resolução comentada. Eu lia teoria. Eu não errava mais todas, porém não fazia mais do que 30% em matemática. No outro ano, eu já fui estudando melhor e, acredite se quiser, fui pela primeira vez para a segunda fase em medicina. E, sabe de outra coisa? Eu acertei 4 em matemática na Unesp naquele ano (que foi a prova que fui para a segunda fase).

Você percebeu que eu não precisei acertar todas para ir para a segunda fase, certo? Você me disse que presta veterinária, é um corte menor. Você não precisa acertar todas nem para ir para a segunda fase e nem para passar. O que você precisa é não abandonar a matemática mesmo que pareça impossível evoluir. Você está usando o material do Poliedro, é o mesmo que estou usando e confesso que achei a seleção de exercícios bem puxada (mais puxada do que outras que usei: objetivo, anglo, coc…). Não sei qual assunto você está estudando nesse momento, mas, às vezes, pode ser o assunto.

Outra coisa, melhor do que ser um ninja em matemática, é você ter um equilíbrio entre as matérias. Foca também naquelas que você sabe, tenta não perder pontos nessas! No final, não passa quem acerta tudo de tudo.

Se você não tá evoluindo com esse material, busca na internet exercícios básicos. O vestibular não é feito só de questões difíceis! E, aliás, você postou uma do ITA aqui que eu não faço nem idéia de como desenhar.

Fica calma! Não sei se esse meu relato/desabafo vai te ajudar, mas quando eu estava ai na sua posição eu queria que alguém me falasse isso. Queria que alguém me contasse que é possível sim evoluir em matemática, porque eu precisei aprender sozinha muita coisa, até porque, eu tinha VERGONHA de perguntar coisas básicas para meus professores.

Agora, quanto a isso: você tem o fórum inteiro para perguntar e um monte de professores NINJAS para te ajudar! Poste toda dúvida que tiver. Não dê uma de Camila e fique com vergonha.

Você está estudando, tá no caminho certo. Não esperou 3 anos, feito eu, para pedir ajuda, você teve coragem! Você só vai fracassar se abandonar tudo. Aliás, fracasso é algo bem relativo. Eu não passei até hoje, se eu for me considerar uma fracassada talvez eu não tivesse nem coragem de tentar te ajudar, já pensou nisso?

Força, amiga!

o texto ficou imenso mesmo porque é PARA VOCÊ ler, não ligo que ninguém vá ler hahaha!

Dificuldade na resolução de exercícios

Eu vou tentar o maximo que eu puder, tentar realmente fazer o básico primeiro. Formar uma base boa!

Bom dia, moça!

Saiba que ninguém sobe uma escada sem pisar nos primeiros degraus! Alguns precisam de mais tempo e esforço pra vencer uma etapa, chegar no topo… mas isso é normal, não é feio!
Muitas vezes aqui na plataforma, mesmo acertando a questão, eu visualizei a resolução… acho isso legal, assim posso perceber outra maneira de resolver aquele problema, posso descobrir se fui pelo caminho mais correto ou se tem outro que me permite ter um desempenho melhor! Não olhe para as resoluções como algo que te “julgue”, poxa! Veja como um guia, uma ferramenta que te ajuda a subir os degraus com mais facilidade - já que ela te mostra onde deve pisar!
A partir disso, proponho que, depois de ter visto a resolução, volte a tentar resolvê-la no fim do dia ou no dia seguinte… se não conseguir novamente, sem problemas! Isso vai te ajudar a perceber com mais clareza onde está sua dificuldade… não desista da questão (quando conseguir responder, garanto que um sentimento muito bom surgirá).
Além disso, sugiro que tente mudar seu modo de pensar em relação à isso. Que tal deixar esse “Eu não consigo” de lado e adotar o “Eu consigo! Com esforço e dedicação superarei minhas dificuldades e alcançarei o que sempre desejei!”?
Confie em você, seus esforços serão recompensados!

Que lindo, Bia!! Vai #TeamAmor :heartbeat: