Divisão celular (meiose e mitose)

Oie, queria que alguém pudesse tirar as minhas dúvidas.

1. Na meiose, tem o crossing over certo? Mas porque ocorre o crossing over e porque os genes acabam sendo diferentes sendo que eles estão trocando informações com cromossomos que são iguais?

2. Quando a célula está “normal” ela tem 23 cromatides só? E cada cromatide é responsável por um gene certo? Ai quando o DNA se duplica a célula tem 46 cromatides e depois 23 cromossomos? É isso? Sempre me confundo muito.

1 Curtida

Oi, Sabrina, como está? Espero que bem! :blush:

Cromossomos homólogos não são iguais, eles são semelhantes e carregam informações para determinadas características. Por exemplo, os genes A e a que determinam albinismo. Perceba, eles são homólogos, mas não iguais.

Aqui um exemplo de crossing over:

Perceba que os cromossomos resultantes são diferentes dos originais.

Agora, quanto a sua outra dúvida,

Quando uma célula não está duplicada (“normal”), ela possui 46 cromátides, ou seja, 46 cromossomos que são encontrados em pares. Sendo assim, 23 pares.

Quando ela se duplica, ela continua tendo 46 cromossomos, porém 92 cromátides (dobro de material genético). Essa cromátides será separadas formando outros 46 cromossomos (isso na mitose).

Na meiose, os 46 cromossomos também se duplicam, porém ao invés de separar as cromátides, separam-se os cromossomos, indo 23 para cada lado.

Uma dica para contar cromossomos: conte o número de centrômeros e não o de cromátides.

Esse assunto de meiose e mitose é bem chato e bem difícil de se visualizar, então, eu recomendaria que você assistisse a algumas aulas e depois tentasse reproduzir você mesma no papel os processos e gráficos.

vou deixar algumas respostas que podem te ajudar:

Espero que te ajude!

1 Curtida