Duplicação dos centríolos


#1

Os processos celulares estão interligados de tal forma que cada organela, cada componente do citoquesqueleto e o citosol encontram-se direta ou indiretamente vinculados a eventos fisiológicos celulares. Uma forma de correlação fisiológica direta, entre membrana, citoplasma e núcleo , está indicada na alternativa:

a) A duplicação dos centríolos direciona a mobilização dos microtúbulos e consequente redistribuição de organelas para futuras células filhas.
b) Fagocitose de bactérias resulta na formação de um fagolisossomo, o qual transporta, durante a digestão, moléculas básicas ao citosol que podem ser direcionadas às atividades das demais organelas, como lipídios, aminoácidos, monossacarídeos e nucleotídeos.
c) A exocitose pode ser observada tanto na liberação de enzimas de digestão extracelular, como na liberação de neurotransmissores dentro de uma fenda sináptica. Ambos os processos necessitam de sinais extracelulares para ocorrer.
d) O bloqueio da difusão de O2 para dentro da célula afeta a respiração celular, o que leva ao declínio comprometedor das atividades mitocondriais e induz morte celular programada.
e) Receptores de superfície induzem reações enzimáticas em cascata que resultam na fosforilação de proteínas de membrana nuclear e desintegração desta, o que marca o início do processo de divisão celular.

A letra a) está errada ou apenas não atende ao comando da questão?


#2

Oi, Matheus, como está? Espero que bem! :blush:

No que eu olhei aqui rapidinho, eu creio que seja isso que você falou mesmo. Porque o enunciado pede uma correlação entre membrana, citoplasma e núcleo. Na letra A eu não vejo erra correlação entre os 3.

Respondi rapidinho aqui só para não te deixar sem resposta alguma e, também, ajuda a subir sua dúvida e mais pessoas verem. Peço desculpas por responde correndo, ontem eu não sei o que aconteceu aqui no fórum que postaram dezenas de dúvidas (e até spam) no mesmo minuto praticamente.

Espero que te ajude!


#3

Oii, Matheus!
Olha, do mesmo modo que a Camila, n vejo uma correlação direta entre menbrana, citoplasma e núcleo. Notei que a alternativa enfatiza o que ocorre no núcleo e citoplasma ( organização das organelas) antes da citocinese( divisão da célula). Logo, n há uma participação direta da menbrana plasmática.

Obs: caso necessite de mais esclarecimento é só falar