Dúvida com citação

Boa noite, estou uma dúvida:
Na hora de fazer uma citação, e eu não lembrar se é exatamente daquele jeito que tal autor expõem a frase,e eu colocar o que eu acho que é mais ou menos na forma de uma citação indireta e acabar sendo o que o autor falou, eu perco ponto? (faria em ambas referência ao autor)

Desde já,agradeço.

Oi, Pedro, tudo bem? Espero que sim!

Se você não colocar entre aspas, eu creio que não há problema algum. Pelo menos eu sempre faço isso e nunca tive problemas. Eu geralmente tiro o pensamento principal do autor e transcrevo com minhas palavras, pois sempre tenho medo de errar citações e, talvez, por ser muito famosa a citação e eu errar, incomodar quem estar lendo (mas isso é algo meu).
Procurei aqui em uma redação aqui corrigida pela banca da Vunesp e eu não usei a citação como ela certinho, apenas coloquei o que a citação queria falar e não me foi tirado nenhum ponto dessa redação (tirei 50 de 50).

Qualquer coisa, procure exemplo de redações 1000 e veja se tem alguns exemplos parecidos. Eu creio que haverá!

Enfim, deixo aberto para quem quiser complementar!
Lembrando que não sou professora e não conheço todas as bancas, mas tento responder com base no que eu já vi e no que já fiz e deu certo.

Espero que te ajude! :raising_hand_woman:t2:

Boa noite,
Muito obrigado pela resposta, foi de grande valia.
Parabéns pela nota da redação :grinning:

imagina!!

e muito obrigada!
eu usei de exemplo porque eu confio mais para falar quando é uma nota que passou por uma correção de vestibular de verdade do que se eu pegasse uma redação corrigida online hehe. E também para mostrar que é possível tirar boas notas sem ter um texto perfeito ou saber tudo decorado (tipo citação)

Qualquer dúvida posta aqui que tentamos te ajudar!

Boa noiite.!!
Preciso de uma ajudinha aki rss, eu queria sabe como eu irei fazer uma redação sem SABE oque totalmente o tema quis dizer.?

Oii, Juliana, tudo bem?? :grinning:

Então, mas você estaria falando de qual prova?

Provas como ENEM, Famerp, Unifesp, Famema trazem o tema já bem exposto.
Um exemplo:

Caminhos para combater o racismo no Brasil

Você precisa falar sobre os caminhos para combater o racismo no Brasil.

Então você pensará nos porquês e etc.

Outros casos são temas não tão explícitos. Por exemplo o da Unesp desse ano ou alguns temas da Fuvest

Observe esse tema da Fuvest:

Perceba que há toda uma interpretação do tema. Nesse caso, você precisará quebrar um pouco a cabeça e tentar entender o que se pede. Não há o tema bem definido, não fala se é no Brasil, por exemplo.
Apesar de ser um pouco mais complicado começar, você tem um pouco mais de liberdade ao escrever.

Foi isso que entendi sobre a sua dúvida ou sua dúvida era fazer uma redação sem saber nada sobre o tema?
Por exemplo:

" Caminhos para combater o racismo no Brasil"
e você não soubesse nada sobre racismo.

Seria isso?