Dúvida em flexão verbal

Oi!

Gab: b
Sei que a b está bem incorreta mas a letra d, ao meu ver, também estava. Não seria flexionado para a 3ª pessoa do plural, como “Não são as crianças?”?

Oi, @Ana_Paula_Andrade_Sodre!

Vi que a tua dúvida ainda ficou em aberto, então vou tentar te ajudar, ok?
Pela minha leitura, o gabarito está errado. A letra B está correta, “este” é usado para introduzir uma ideia que ainda não foi informada enquanto “esse” é usado quando há uma retomada de algo que já foi dito. No caso em questão, o uso está adequado.

Assim, o seu questionamento faz total sentido, pois, de fato, a frase ficaria “Não são as crianças?”

Espero ter ajudado!

Um abração

2 Curtidas

Oiii, professora!! Muito obrigada por responder. Entendi o que quis dizer, porém na parte “este novo livro” não poderia se referir ao livro que está próximo a ela? Nesse assunto vi algumas regrinhas, além das que a senhora citou, sobre a proximidade do objeto em questão, por isso fiquei com um pé atrás.

1 Curtida

Oi, @Ana_Paula_Andrade_Sodre! Teu questionamento é super pertinente! Vamos lá!

Os pronomes demonstrativos situam a pessoa/coisa no tempo ou no espaço. Nesse sentido, o que você comentou se enquadra aqui. Contudo, o emprego do pronome não se resume a isso, há diversidades de emprego que podemos notar (A gramática Nova Gramática do Português Contemporâneo tem um subcapítulo bem legal sobre isso, estou tentando resumir as informações contidas nele mesta resposta para ficar completinha pra ti, don’t worry :wink:). Para diferenciar uma informação nova de uma retomada, usa-se este/esta/isto ou esse/essa/isso respectivamente. Há empregos particulares que fazem com que o pronome este (esta/isto) seja utilizado para chamar a atenção sobre aquilo que iremos dizer e ainda não apareceu na oração.

Exemplo: Minha tristeza é esta: a das coisas reais. (Fernando Pessoa)

Quando algo já foi dito anteriormente, usa-se o esse (essa/isso).

Exemplo: A livraria está fechada novamente, isso não deveria me surpreender.

Espero que tenha ficado um pouquinho mais claro.

Um abração! :hugs:

1 Curtida

Aaaaaahhhh!! Entendi! Muito obrigada, professora! Esse detalhamento me ajudou :relaxed::sparkling_heart:

1 Curtida

Muito bom professora. Ajudou-me também.

1 Curtida