{DÚVIDA] Principais Conteúdos Química - UFRGS

Boa tarde, alguém saberia me dizer quais são os conteúdos que mais caem em Química no vestibular da UFRGS? Reta final e ajudaria MUITO saber quais são!

Agradeço desde já!

Oi, Tiago, como está? Espero que bem! :blush:

Eu costumo fazer as provas do estado de SP apenas, porém esses tempos fui fazer outras provas apenas para treinar aqui em casa e notei que a UFRGS por ter 25 questões de cada matéria acaba pegando quase todo o conteúdo da maioria das matérias. Vou tentar olhar para você, mas te recomendo esse site aqui:

Além das provas, há também as correções comentadas. Sendo assim, se você pegar e fizer os últimos 5 anos de prova, por exemplo, você consegue ter uma boa visão do que mais cai :blush:

Qualquer coisa um colega do Sul poderá nos ajudar hehe
(acho que deve ter algo nas aulas do próprio Me Salva, mas nunca conferi)

Espero que te ajude!

Nossa, muito obrigado, Camila! Vai me ajudar bastante, valeu pelas dicas!

Mas pra quem souber direitinho o número de questões por conteúdo, coisa que geralmente repassam em cursinhos, vai ajudar mais ainda! hehe

Abraços!

imagina!!
mas tenta fazer isso que falei!
esses dias acabei outras provas da UFRGS de matemática e reparei que até a ordem dos assuntos se mantém:
Por exemplo, as duas últimas são análise combinatória e probabilidade, a penúltima sistema linear, a primeira notação científica.

Acho que é até melhor você mesmo olhar as provas, porque você vai saber exatamente onde cada assunto pode cair.
Você assina alguma plataforma online?
Eu acho que o Me Salva tem algo da UFRGS, porque eles são de POA. Caso não, eu sei que o Jubilut tem, mas precisa pagar separadamente pela análise.

ps.: até cogitei prestar UFRGS, mas ela bate com as provas do meu estado

Camila, tenho feito isso e realmente ajuda muito! Eu assino o MeSalva mas pelo que vi eles não possuem algum material elencando esse tipo de demanda, mas de qualquer forma vou entrar em contato com alguém no chat pra ver isso! :wink:

E que pena que tu não vai conseguir prestar UFRGS, é uma baita universidade! Já estudei lá e agora vou tentar ingressar em outro curso, por isso tô nessa missão de novo… ahahah. Bons estudos pra nós!

Sim! Vá fazendo isso que é certeza que você vai se dar bem, é bem raro uma prova manter esse padrão tão bem definido, o que é bom para o aluno que se prepara para ela.

Eu vou olhar na biblioteca do Me Salva e ver se acho algo algo em cursos passados, mas o que eu achei por enquanto foi isso:

Além disso, tem o banco de questões com as resoluções

Porém, é aquilo que te disse, foca em ir fazendo as questões mesmo. Nas exatas eu percebi que ela quer que o aluno saiba bem o básico, as questões não costumam exigir muitas etapas, às vezes uma aplicação direta de fórmula já resolve.

Sim, a UFRGS é uma excelente faculdade! Se não batesse com as do meu estado eu prestaria, mas a preferência é ficar por aqui mesmo hahaha

Ah, e boa sorte nos estudos! Vai dar tudo certo!
Precisando é só postar aqui :smiley:

Valeu, Camila! Só pra atualizar no caso de alguém querer essa mesma informação: conversei uma professora, e ela me disse que as questões da prova de química na UFRGS são muito bem distribuídas e não seguem padrões, sendo diferente das demais matérias do vestibular, nas quais é praticamente possível prever o conteúdo de cada questão da prova. Mas de qualquer forma, brigadão Camila!

Abração, e tamo junto!

Oii, Tiago!

então, de qualquer forma, é meio o que eu falei sobre os assuntos

eu acho isso muito bom, porque favorece o aluno que estudou toda a química e não apenas aquele que estudou só o que mais cai.
Tipo matemática quando você pensa nela toda e no enem. O enem deixa muitos conteúdos de lado, o que não acho legal com o aluno que estudou toda a matemática. Não sei se meu raciocínio fez sentido hahaha

De qualquer forma, vou tentar fazer os últimos 5 anos de prova para treinar, porque só fiz mat e física esses tempos, ai se eu perceber qualquer coisa eu te falo.
Mas, como te disse, vá fazendo as provas, te ajuda até a se familiarizar com a abordagem e etc

Obrigada por deixar aqui a atualização sobre os assuntos! Eu não sou do Sul, ai sei bem pouco das provas daí! :slight_smile: