Dúvida quanto à segunda fase da UNESP

Olá,

Queria tirar uma dúvida a respeito da segunda fase da UNESP. Alguém que já fez poderia me dizer precisamente qual o critério de correção para a segunda fase: é possível zerar em um caderno no primeiro dia, por exemplo? Se você tirar acima de zero no caderno de matérias de humanas no primeiro dia, e tirar zero noutro caderno, você é reprovado? Ou você não pode zerar em nenhum?

Obrigado.

Oi, Johnny, tudo bem? :smiley:

Eu já fiz segunda fase da Unesp 4 vezes, então eu posso dar uma ajudada.
Sim, você é desclassificado se zerar alguns dos cadernos ou se zerar a redação. Além disso, também é desclassificado se fizer menos de 20 nos testes (o que não muda muito, porque com menos de 20 não é possível ir para a segunda fase em nenhum curso até onde sei).

Sobre zerar algum caderno: é algo bem difícil, porque apesar do caderno de humanas ser o mais exigente na correção (os corretos pegam bem pesado mesmo), é muito fácil ganhar algum pontinho. Mesma coisa para os outros cadernos.
O zerar não é por disciplina, mas sim pelo que é considerado eixos do ensino médio: ciências humanas, códigos, natureza e matemática (mesmo caderno).
Então, a minha dica seria: não deixe NADA em branco. Mesmo que você não faça idéia, escreva algo, coloque dados, tente escrever algumas coisas, sei lá.
Dentro de todas as matérias terá pelo menos um item que será bem tranquilo (provavelmente na letra a de alguma questão).

A banca costuma liberar as respostas esperadas, porém é apenas para quem tem login e prestou as provas anteriores. Então, caso tenha prestado, acesse o site da Vunesp e dê uma conferida.

Espero que tenha te ajudado! :raising_hand_woman:t2:

Oi, Camila, obrigado pela resposta. Agora entendi.
Se você tivesse só os próximos meses para estudar para as provas, quais seriam suas prioridades de matéria? Decidi fazer a prova só depois da metade do ano, então estou em desvantagem. Meu medo mesmo era zerar o caderno de natureza e matemática. Minhas lembranças do Ensino Médio estão enferrujadas.
Obrigado!

Imagina!

Então, pensando apenas no caderno de natureza e matemática, eu acho um pouco difícil prever, porque são 3 questões de cada matéria apenas e costuma mudar muito o conteúdo, mas algumas coisas nesses últimos anos eu percebi que são recorrentes da banca da Vunesp (eu prestava outas provas dessa banca).

Biologia:
EU estudaria darwinismo e lamarckismo (evolução)
Ecologia
Se possível, tente achar aluma tabela com as doenças mais recorrentes em vestibulares
Diferença entre soro e vacina eu já vi cair umas 3 vezes, porém não sei se ela colocaria de novo, porque ano passado algumas provas da Vunesp bateram bem na tecla da vacina por causa de toda a polêmica que alguns pais não levavam seus filhos para vacinar.
de resto pode cair qualquer coisa :frowning:

Química:
Saber identificar as funções orgânicas e carbono quiral (química orgânica)
Isomeria
Pilha
Estequiometria (é um assunto logo, mas tenta focar pelo menos no básico)

Física:
Eletrodinâmica (veja a parte básica de circuitos em série e paralelo, porque caso você vá ver tudo, será muito tempo)
Conservação de Energia, principalmente a parte de conversão de energia potencial gravitacional em cinética.

Matemática:
Infelizmente costuma cair bastante análise combinatória e probabilidade

Olha, realmente é bem difícil prever, porque como são poucas questões de cada matéria, corre o risco de não cair nada do que eu falei e você me odiar hahaha. Quanto mais conteúdo você ver, melhor. Não precisa ver nada aprofundado, porque sua meta não é acertar tudo,mas sim garantir pontos. Sendo assim, ver o básico é melhor para o seu caso!
Se eu fosse você, daria uma olhada nas provas dos outros anos

https://angloresolve.plurall.net

Aqui no site do Anglo tem as provas de 2013 para frente e todas com resolução.

Porém, sendo bem sincera, minha irmã ficou uns bons anos longe dos estudos e fez a prova (ela deixou várias em branco) e mesmo assim não zerou o caderno de natureza. O que eu falei muito para ela era: escreva qualquer coisa, mesmo que uma vaga lembrança da matéria.

O caderno de humanas tem umas questões que são mais intuitivas, principalmente as últimas de filosofia e sociologia que alguns itens você consegue resolver por interpretação.

Mas oh, antes de tudo, há também a primeira fase. Tente conhecer a prova da primeira fase para garantir o máximo de pontos, porque eles contam muito, uma vez que ela vale metade da nota final e uma nota boa na primeira fase te joga lá no alto.

Espero que te ajude!

Muito obrigado pela resposta!