Dúvida sobre a reprodução de bactérias

gente, alguem consegue me explicar pq a b está incorreta?? reprodução sexuada não seria qualquer troca de material genético??

Quanto a reprodução e a variabilidade genética das bactérias marque a alternativa incorreta:

A conjugação é quando duas bactérias compartilham material genético através do pili.

A reprodução das bactérias pode ser sexuada ou assexuada, dependendo da espécie.

A transdução ocorre quando um vírus contaminado com o material genético de outra bactéria insere esse material numa nova bactéria.

Quando uma bactérias pega o material genético do meio que pertencia a uma bactéria já mortal chamamos de transformação.

O material genético compartilhado através do pili geralmente é o plasmídio.

2 Curtidas

Reprodução sexuada é definida pela fusão de dois gametas, duas células reprodutivas, isso não acontece com as bactérias.

Pode dar uma revisada rápida aqui se quiser.

3 Curtidas

pois é… na minha apostila tem exemplos de reprodução sexuada nas bactérias como, por exemplo, a conjugação. por isso surgiu essa dúvida.

2 Curtidas

Entendi. Eu dei uma pesquisadinha e vi que conjugação é na realidade só uma troca de material genético, nem é classificada como reprodução, já que não gera um novo indivíduo. Mesmo assim, conjugação tem objetivo reprodutivo, pq a troca do material favorece a variabilidade genética.

Vi em alguns lugares que ela pode até ser considerada como o processo de transição da reprodução assexuada para sexuada, mas como eu disse, ela nem é considerada como reprodução, então talvez há um erro na apostila.

2 Curtidas

aaabom, muito obrigada!!

3 Curtidas

Oi, Lavinya!!

Na biologia a gente trabalha com dois conceitos básicos de reprodução sexuada.

• Clássico: fusão de dois gametas.
  • Moderno: geração de variabilidade.

Além disso, a conjugação é considerada uma forma de “reprodução” porque depois da troca dos segmentos de DNA as bactérias sempre bipartem.

Então você tá certinha em não ver erro na letra b. Mas quando a gente vai fazer vestibular, a gente tem que ter essa malícia de prova, né? Por isso, apesar de um estudo mais profundo indicar que a B está certa, pelo “mais óbvio” as outras estariam, daí a gente considera que a banca moscou e marca ela como errada. :frowning:

Se continuar com dúvida é só lançar aí.

Beijuu, bons estudos :slight_smile:

2 Curtidas