Dúvida sobre assunto de eletroquímica- pilhas- equação global

Pessoal, poderiam me tirar uma dúvida sobre essa questão? Não consigo entender o pq que na semirreação de redução o Ag tem coeficiente 2, visto que n foi necessário multiplicar as equações por 2 para cortar os intermediários( elétrons). No mais, queria saber como saber como identificar o sentido de movimentação dos íons na parede porosa. Desde já agradeço!

Oi, Daywison, tudo bem? Espero que sim!

Nessa caso, precisou multiplicar sim
repare que o nox do Pb é 2+, certo?

Toda vez que ele oxida, ele perde dois elétrons

Pb —> Pb2+ + 2e-

Agora, o nox do Ag é 1+ e, toda vez que ele reduz, ele recebe 1 elétron

Ag+ + 1e- —> Ag

Repare que para fazer a global, você precisa multiplicar a equação de redução do Ag por 2 e é daí que veio o 2.

Sobre o sentido de movimentação dos íons na membrana é sempre no sentido de neutralizar o que está ocorrendo

Do lado da barra de Ag, está ocorrendo uma redução. A solução de AgNO3 tem íons Ag+ e NO3-. O Ag vai reduzir ali na barra, sendo assim, ele vai ficando em menor quantidade e o NO3 em maior. Sendo assim, a concentração de íons negativos vai aumentando.
No outro lado, na barra de Pb, ocorre oxidação. Ocorrendo um aumento de íons positivos Pb2+. Dessa forma, os íons positivos migram para o cátodo e os negativos para o ânodo na tentativa de minimizar essa diferença.

Não sei se ficou muito claro, eu tentei responder rapidinho, nisso estou com medo de ter ficado confuso.
Qualquer coisa vou procurar alguma aula que deixe mais claro.
Mas acho que fica melhor para entender quando você vê um exemplo com uma ponte salina.

Geralmente com um desenho fica melhor para entender. Mais tarde caso ninguém tenha ajudado ou me corrigido, eu tento fazer algo mais esclarecedor

Muito obrigado, Camila, consegui compreender sua explicação :slightly_smiling_face:

fico feliz que entendeu! qualquer coisa me fale, eu gosto de eletroquímica!!

uma dica é pensar: para onde os elétrons estão indo? aquele lado ficará mais negativo.

Oii, Camila, tudo bem? gostaria de saber se faz alguma diferença na reação global o primeiro lado começar com o ânodo ou com o cátodo e terminar com um desses. No caso do exemplo acima se escreve o 2Ag+ na frente do Pb n estaria errado né? desde já agradeço

Oi, Daywison! faz diferença sim! vou jantar e depois eu tento postar um resuminho das formas como você pode colocar!

enquanto isso, vou deixar esse link aqui:

aaaaaaaah, entendi sua dúvida agora!

eu achei que você queria escrever assim oh:

2Ag + Pb2+ -> Pb + 2Ag+

mas quanto a ordem no reagente, não tem problema
pode ser
Pb + 2Ag+ -> 2Ag + Pb2+

ou
2Ag+ + Pb -> 2Ag + Pb2+

Era essa minha dúvida kkkk, desculpa ter sido pouco claro. Seguindo o mesmo raciocínio, o produto pode ser escrito assim: 2Ag+ + Pb > Pb2+ + 2Ag né ?

`

isso!

Além disso, tem essa outra forma (que eu já vi em prova, mas faz um tempinho)

• a forma que estou falando é a com as barrinhas //

image

já vi essa, é chamada de diagrama da célula tbm. Muito obrigado, Camila

haha não sabia o nome
de nada!! precisando to aqui