Dúvida sobre assuntos de Matemática e Física

Boa tarde. Gostaria de saber, levando em conta apenas o Enem, se é necessário o estudo de geradores elétricos, receptores e capacitores(eletrodinâmica) ou se a parte até resistores e a associação desses já é o suficiente. No mais, gostaria de saber se para a compreensão de funções( Matemática) é necessário dominar equações ou se requer apenas o conhecimento básico. Desde já agradeço :smiley:

@Daywison a cada ano o enem tem surpreendido, seja por questões mais elaboradas, seja por novos assuntos q não caiam tanto. Meu conselho é focar no principal como associação de resistores, mas sempre é bom dá uma estudada nos outros nem q seja um basicão mesmo. Pra mim função e equação estão intimamente ligadas se não a mesma coisa(me corrijam), na maioria das vezes vc precisa desenrolar uma equação do 2 grau, por exemplo, mas tem q ficar ligado q o resultado de x depende de y e vice-versa. Ou seja, dominar básico te faz melhor nas questões difíceis.

Oi, Daywison, como está? Espero que bem! :blush:

Assim, sendo bem sincera, eu não sou a pessoa mais favorável a falar “oh, não estuda isso porque não costuma cair no enem”, porque eu acho que tudo pode cair, porém, se tratando de eletrodinâmica, eu percebi nesses últimos anos que o que você precisa é entender muito bem os conceitos básicos: como funciona os circuitos em paralelo, série, divisão de correntes (essa parte eu acho importante aprende) e etc. E também relacionar potência e energia.
Sobre geradores em série, capacitores e etc, acho muito difícil cobrar porque pouco vejo até nas provas de vestibulares. Capacitores eu nunca fiz uma questão em vestibular (presto as provas de SP), mas eu sei que em algumas provas costuma cair.

Sobre funções, recomendo saber bem funções do primeiro grau e segundo, principalmente a parte de mínimos e máximos. Funções trigonométricas, logarítmicas também aparecem, mas não se você errar, não acho que afeta tanto quanto errar uma do primeiro grau.

Eu sou um pouco suspeita, porque não gosto muito da prova do enem, talvez alguém que goste mais possar opiniões melhores hahaha.

Uma dica que eu dou sempre: olhe as provas antigas. Isso te ajudará a ter um norte, pois às vezes você pode focar tanto em uma coisa que acaba esquecendo outras mais fáceis que podem te garantir pontos.

ps: Kaião, eu nunca vejo suas mensagens ai quando atualiza só que aparece! antes aparecia direto sem precisar atualizar.
Só coloquei essa observação para não parecer que eu sou uma idiota que te ignora hahahaha
eu vou tentar mudar de navegador e limpar uns cookies, mas não creio que seja isso (pensando no meu conhecimento com construção de sites e etc)

Muito obrigado, amigos, vocês são maravilhosos, agora sei o que preciso dar atenção nessa reta final. Esse é o segundo ano que estudo( que sai do ensino médio, e comecei minha jornada solo) e ainda sou muito inexperiente e falta uma quantidade enorme de assuntos ainda por ver, pra se ter uma noção os assuntos que vi em física esse ano só foram : Cinemática, eletrostática, eletrodinâmica e tô vendo agora ondulatória, tenho experiência bem superficial nos demais assuntos pq ou n vi ou estudei errado. No caso de Matemática, estou saindo agora do básico, e , como está na reta final, venho focando nos que realmente cai, mas mesmo assim ainda há assuntos bem extensos( o que faz eu ficar perdido no que começar) mas sei que ainda preciso ver funções( principalmente), geometria plana e estatística até o enem

imagina, Daywison!! :smiley:

foca em média, média ponderada, moda e mediana!
eu nem perderia tempo estudando média harmônica e etc.

dê uma olhadinha em espacial também. As fórmulas são bem de boa. Se você ver a plana, dá para passar pela espacial rapidinho!
Enem costuma cobrar cilindros e etc, para poder falar
“um reservatório cilindrico”

pule MHS caso tenha em seu livro e coisas muito específicas. Eu deixaria efeito doppler também.
Foca em interferência de ondas e conceitos de ondulatória, porque fórmula mesmo é praticamente a mesma v=lambida.f

Voltando ao tópico eletrodinâmica:
foque na lei de ohm (primeira e segunda!)
e calculo de resistência equivalente!

ps.: não estou falando que outros assuntos não podem cair, mas como você quer focar naquilo que tem mais chances de cair, estou tentando te ajudar!
tem um tópico que eu criei aqui no me salva com as principais fórmulas, vou deixar aqui para você :smiley:

Muito obrigado, Camila, você n sabe o quanto sua ajuda está sendo importante para mim :heart: .

qual assunto vc acha mais necessário ver em mecânica? acha necessário dar atenção a eletroquímica em química? ( só + essa dúvida haha)

Poxa, fico muito feliz, de verdade!!

Eu esqueci de responder quando eu estava no pc, então vou tentar responder pelo celular.

Sobre a parte de dinâmica, eu focaria na parte de energia, porque eles podem querer relacionar com a potência que você vai estudar em eletrodinâmica e etc.
Além disso, quantidade de movimento.

amanha eu olho aqui uma apostila do enem que tenho aqui para te falar com calma

Sobre eletroquímica, eu estudaria sim. Tem caído todo ano, teve um ano que precisou saber até ordem de descarga em eletrodos inertes (algo que não costuma cair nem na Fuvest).
Eu tentaria fixar bem os conceitos de catodo e anado.

Amanhã quando eu estiver no pc eu posto aqui mais coisas se precisar