Dúvida sobre GEOMETRIA MOLECULAR

Por que o H2CO é polar? Alguém poderia me explicar? Na plataforma tem falando que a molécula tem apenas um oxigênio, que é muito eletronegativo, o que faz a molécula ter um grande momento dipolar. Apesar da explicação e de já ter estudado o assunto, eu não estou conseguindo entender.

Oi, Letícia, tudo bem? Espero que sim! :smiley:

Eletronegatividade é a capacidade de um átomo em atrair elétrons, certo?

Vou deixar a estrutura do H2CO:

Os dois H’s puxando baixo irão gerar um momento dipolar para baixo, enquanto o O exercerá um momento dipolar para cima. Como o O é mais forte, o momento dipolar para cima vencerá e você terá uma molécula polar.

Vamos pensar em uma outra situação:
image

Nesse caso, todas as moléculas puxam o B com a mesma força, ou seja, ninguém ganha, pois ao fazer a decomposição dos vetores, notamos que os dois H puxam para baixo com uma força equivalente a 1H apenas. Como uma H puxa para cima e o equivalente a 1 H puxa para baixo, ninguém ganha.
Você não precisaria pensar nessa decomposição vetorial, apenas pensar caso fosse uma pessoa ali no centro e 3 puxando ela com a mesma força. Ela permaneceria parada.

Desculpa explicar correndo, não sei se ficou fácil de entender, mas qualquer coisa venho aqui mais tarde e tento ser mais clara.

Ah, e é muito importante para o vestibular que você decore essa fila de eletronegatividade:

do maior para o menor
F O N Cl Br I S C P H

Qualquer coisa alguém poderá complementar!

boa noite!
não sei se vai lhe ajudar, mas assim como na imagem acima, H2CO tem uma geometria molecular trigonal planar.
olha só, o elemento do meio, o carbono, precisa fazer 4 ligações, e ele faz! duas com apenas um oxigênio e duas com dois hidrogênios.
nisso, o oxigênio e os hidrogênios tendem a encontrar um meio de “equilíbrio” através da repulsão de seus elétrons.
e, como nós já sabemos, o oxigênio é muito mais eletronegativo do que o hidrogênio, gerando, no entanto, uma repulsão muito maior. isso faz com que o ângulo entre os hidrogênios diminuam.
vamos pensar que os elementos que estão ligados a algum outro elemento sejam iguais. eles possuem a mesma eletronegatividade, então o momento dipolar será nulo! não vai ter a criação de um lado mais positivo e de mais negativo, entende? porque são elementos iguais!
agora, neste caso citado, são os hidrogênios contra o oxigênio, onde o oxigênio atrai muito mais os elétrons! logo, haverá uma formação de polos, e, por isso, torna-se uma molécula polar!!!