Dúvida sobre matemática básica- porcentagem 3

Oii, pessoal, boa tarde, poderiam me ajudar nesta questão: Um vendedor ambulante vende seus produtos com um lucro de 50% sobre o preço de venda. Calcule seu lucro sobre o preço de custo.
obs: A resposta é 100%. Vi algumas resoluções na internet mas foram bem diferentes da do livro.
L( lucro)= V( venda) - C ( custo)
resposta do livro: 50%.V= V-C > 50V= 100V - 100C> -50V= -100C> V= 2.C > 100%

Obs: Não entendi a parte final, como se chega a 100% a partir de V=2.C. Desde já agradeço

Boa noite, tudo bem??

Vou tentar explicar do jeito que eu entendo, espero que fique claro pra você kkkkk Vamo lá!

O lucro é o quanto ele ganhou em cima do produto, ou seja, o preço de venda menos o preço de custo. sendo assim, se ele teve um lucro de 50% sobre a venda, quer dizer que to preço final, que foi vendido, metade é lucro.

Se o lucro é metade do preço de venda, quer dizer então que ele ganhou o dobro que ele pagou no custo. O dobro = 100%.

Espero que tenha feito tanto sentido aí quanto na minha cabeça kkkkkk

O V = 2*C ta tentando representar exatamente o que eu disse ali em cima, que o preço que ele vendeu foi 2x maior (o dobro) do preço que ele pagou (preço de custo), portanto, 100% de margem de lucro.

Espero ter ajudado, se ficou alguma dúvida, só mandar!

4 Curtidas

Fiquei com dúvida na parte que vc afirma que ele ganhou o dobro (100%) do que ele pagou no custo, isso ocorre pq vc considerou os outros 50% do preço de venda? e obrigado pela ótima explicação

1 Curtida

Não sei se posso explicar dessa forma que vc colocou.

Imagina que vc pagou um preço x, isso é 100% do valor pago. Agora, se conseguir vender pelo dobro que pagou (2x), o dinheiro que vc vai ter vai ganhar é x, no caso, 100% que falamos antes. Vc duplicou o seu dinheiro, e como ele era 100% antes, vc ganhou mais 100%.

acho que to só te embaralhando mais… kkkkkkkk

100% - x
200% - 2x

200% - 100% = 100%

não sei se consigo ser mais claro, acabei de acordar kkkkkk se ainda continuar ruim, eu vou convocar as pessoas inteligentes do forum pra te ajudar kkkkkk

1 Curtida

Ahhh, acho que entendi, ele ganha o dobro do valor, que no caso seria 200%, só que, em relação ao que ele teve que pagar no início, a diferença é de 100%. Obrigado mais uma vez, vc conseguiu organizar meu raciocínio.

Acredito que uma delas já deu jeito kkkkk

2 Curtidas

como se você não fosse né!

2 Curtidas

era sobre você mesmo que eu tava falando, mocinha… kkkkk

1 Curtida

É isso mesmo, Daywison! Fico feliz que você tenha entendido!!

1 Curtida