Dúvida sobre química- eletroquímica 2.0

Boa noite, pessoal, poderiam me tirar uma dúvida: o motivo de se inverter quais substâncias irão ser o cátodo e o ânodo, para que se resulte em uma ddp negativa, é devido ao fato da barra de prata ser mergulhada em uma solução de sulfeto de ferro, com um potencial padrão de redução menor que a da prata, impossibilitando a reação? desde já agradeço…

Abaixo são dados os potenciais padrões de redução dos metais prata e ferro, a 25 ºC.

Ag+ +1e = AgO = +0,8V
(aq) + (s)
Fe2+ 2e = Fe0 = -0,44V
(aq) (s)

Coloca-se uma barra de prata em uma solução aquosa de FeSO4 1,0 mol.L-1, a 25 ºC.

Com relação ao que deve ocorrer com o sistema acima, pode-se afirmar que:

a) a barra de prata deve reagir com o FeSO4
b) o FeSO4 deve favorecer a oxidação da prata pela água em presença de oxigênio.
c) sendo a diferença de potencial igual a –0,36V, nas condições padrões a reação é
espontânea.
d) sendo a diferença de potencial –1,24 V, nas condições padrões, nenhuma reação deve
ocorrer.

R=d

Oi, Daywison! Como você está?

Sim!

Na solução de FeSO4 nós teremos os íons Fe2+ e SO42-

Repare que o Fe tem baixo potencial de redução perto da prata, ou seja, entre ele e a prata, ele tem tendência a se oxidar, porém os íons Fe2+ já estão oxidados, sendo assim, ele deveria reduzir mas como o potencial da prata é maior, ele não consegue…

Se fosse ao contrário, por exemplo, um prego de ferro sendo colocado em uma solução com íons Ag+, os íons prata iriam reduzir se depositando, nisso a reação aconteceria.

Não sei se fui clara! Qualquer coisa alguém poderá elucidar melhor.

Espero que te ajude!

Muito obrigado, Cami, consegui entender. :slight_smile: Achei estranho o livro n mostrar essa propriedade, vi sobre ela em um comentário