Dúvida sobre química- eletroquímica

Oi, pessoal, boa noite! Poderiam me tirar uma dúvida em relação a estas questões: 8 e 9. Não entendi a resposta do exercício, pois afirma que o 2H2 é o cátodo e o Cu2+ é o ânodo, mas na alternativa aparece que o Cu possui maior potencial de redução( logo, o mais provável a reduzir). Nesse caso eu teria que desconsiderar essa informação?

Eai, @Daywison!

Vou rsp bem rápido por causa do horário, mas estou a disposição pra qqlr dúvida que venha a ter.
Nesse caso, você não deve desconsiderar nada! O que acontece aí é uma situação atípica mesmo, onde o Cobre, ao invés de se reduzir (processo mais natural), ele se oxida, indo ‘‘contra a sua natureza’’!
Essa ‘‘ida contra a natureza’’ vai nos fornecer uma DDP negativa, o que significa, exatamente, um processo não-espontâneo, conhecido como eletrólise!!!
Pilhas SEMPRE terão DDP positiva, sendo eventos espontâneos e eletrólises sempre terão DDP negativa, sendo eventos não-espontâneos!

Espero ter ajudado! Qualquer coisa pode perguntar, sei que não fui muito claro KKKKKKKK

nossa, não tinha visto a resposta do Davi, vou deletar a minha, desculpa

edit: eu só não deletei a minha porque eu não entendi a resposta do Davi, vou dar uma revisada aqui para ver tentar entender. Se possível você poderia postar a resposta completa, Daywison? É porque fiquei confusa. Enfim hehe

deixando um questionamento:

mas não seria necessário fornecer energia para ser uma eletrólise? Pois, como você afirmou, eletrólise é um processo não espontâneo, ou seja, você fornece energia para que ele ocorra.

Sim, é necessário energia… mas não vejo outra solução para essa reação.
Como você muito bem disse, o Cobre, apesar de ter um potencial de redução positivo, pode muito bem se oxidar caso ele venha a encontrar um elemento com potencial de redução maior do que o dele, o que não ocorre nessa reação do Daywison.
Na reação dele, fica claro que o Hidrogênio tem potencial zero para oxidação ou redução. Logo, o Cobre, por ter potencial de redução maior do que o Hidrogênio, não deveria sofrer, espontaneamente, a oxidação que ocorre na reação 1.
Imaginei que poderia ser uma eletrólise justamente pelo fato de a questão 10 do livro dele perguntar se o processo é espontâneo ou não, dando um espaço para que possamos supor que possa ser uma eletrólise.

Mas enfim, se falei besteira, sintam-se a vontade para me corrigir!

então, é que o que eu tinha pensado é que quando o potencial dá negativo, a reação não ocorre. Não ocorreria uma eletrólise, pois para ocorrer uma eletrólise seria necessária uma energia externa.
De qualquer forma, peço desculpas por ter postado logo depois, já deletei. É que meu fórum não tem atualizado como antes e nem me dado notificações

Pois é! A reação não deveria ocorrer… mas já que o enunciado falou que ocorre :man_shrugging:t2:
ps: ainda n entendi pq vc apagou sua rsp

é porque eu respondi como se ninguém tivesse postado anteriormente, parecia que eu estava te ignorando hahaha ai acho falta de educação :rofl:

Oii, amigos, obrigado pela atenção e ajuda de vcs. Pois é, essa me deixou meio confuso, visto que o livro só enfatizou que o cátodo seria aquele que possuir maior potencial de redução e essa questão mostra esse exceção.Além disso, o capítulo que estou é sobre pilhas, por isso n imaginei que seria uma eletrólise( o livro aborda primeiro pilhas e depois eletrólise) mas já sabia o que a caracterizava( Quando uma corrente externa é utilizada para gerar uma reação não espontânea de oxirredução, como vcs mesmos confirmaram). Mas a resposta do livro deixa explícito que quando uma ddp é negativa, a reação não é espontânea. Mas, vi em aulas e no mesmo livro que a ddp de uma pilha precisa ser positiva, como a Camila disse, e , do mesmo modo que ela, imaginei que n haveria reação.

@Camila, a resposta do livro só fala quem oxida e reduz e que a reação não é espontânea na 10…

tá, acho que agora eu entendi melhor no geral mesmo.
O que o livro mostrou é que ele quer que aquela reação ocorra, eu pensei que ele queria saber se ocorria ou não.

De qualquer forma, o livro quer que o cobre oxide, como o Davi falou.
Sendo assim, como o Davi falou, o potencial será negativo.
Assim você entende que essa reação não ocorre naturalmente, então coloque apenas não espontânea. Eu, particularmente, não colocaria que é uma eletrólise sem que a questão forneça isso. Porque a questão só fala do ácido e das panelas.

Outra pergunta, Daywison, e desculpa perguntar novamente, na resposta do livro, ele fala que o Cu2+ é o ânodo? Não é o Cu0?

O livro fala que o Cu2+ oxida- logo eu deduzi que ele será o ânodo, tbm achei estranho, o gabarito está com esse erro.
Obs: venho encontrando alguns erros no gabarito deste livro, na parte de eletrólise. livro de usberco e salvador

então, eu tinha alguns professores que não gostavam muito do Usberco e Salvador, mas eu tive um que gostava bastante.

Achei estranho, porque, para mim, o Cu0 que oxidaria.
De qualquer forma, siga fazendo as questões, sabe?
Questões autorais não passam por muitas revisões. Mesmo questões de grandes vestibulares às vezes possuem erros. Eu já sofri muito com questões autorais, então se eu notava que estava com muita coisa não condizente com o que é cobrado, eu não ficava muito louca, porque já fiquei bem pirada (mas essa é a minha opinião, é claro). Por exemplo, no livro do Poliedro há algumas questões autorais de física na parte de elétrica que eu só achei explicação em artigo de ensino superior. Outras são mal feitas mesmo.
Siga fazendo e se você achar que está te confundindo muito, tente ver uma lista na internet ou algo assim. Eu daria preferência para listas com resoluções.

Mais tarde colocarei o gabarito das questões, só n coloco agora pq tô sem o celular.

Obrigado pelo seu ponto de vista, Camila, vou seguir fazendo as questões do livro, pois, mesmo tendo esses tipos de questões, há questões que fundamentam um raciocínio inicial( aquelas questões que ajudam a montar sua linha de raciocínio) que n há em algumas listas de exercícios

acabei esquecendo de responder aqui.

sim sim! eu usei bastante didáticos! principalmente em física, eles são ótimos para isso mesmo!