Dúvida sobre química-polímeros

Pessoal, poderiam me explicar o porquê de n ser a alternativa E, nesta questão:

Na cidade de Bhopal, situada na Índia Central, com 800 mil habitantes, na década de 1980, existia uma fábrica de inseticida Sevin, cujo processo de fabricação está representado, resumidamente, pela equação química. Na madrugada do dia 3 de dezembro de 1984, houve um vazamento de grande quantidade de isocianato de metil, sob forma gasosa, extremamente tóxico, que permaneceu durante dias na atmosfera da cidade. Nesse acidente, morreram 5 mil pessoas e 50 mil ficaram cegas. O Sevin é usado na lavoura de soja, milho e algodão transgênicos. Considerando-se essas informações sobre o Sevin, a equação química e as propriedades físicas do isocianato de metil, é correto afirmar:

a) O isocianato de metil, à temperatura ambiente de 25oC, e a 1atm, é uma substância gasosa mais leve que a água.
b) O 1-naftol é uma substância química de propriedades básicas.
c) O grupo funcional do inseticida pertence à classe dos ésteres do ácido N-metilcarbâmico.
d) A fórmula molecular do 1-naftil-N-metilcarbamato é representada por C10H10ON.
e) A molécula de isocianato de metil tem forma geométrica linear, de acordo com a teoria da repulsão dos pares eletrônicos da camada de valência, e possui pressão de vapor a 39,5oC superior à da água a 100oC.

d%C3%BAvida-%20qu%C3%ADmica-%20pol%C3%ADmeros

Oi, Daywison!

O nitrogênio tem 5 elétrons na camada de valência. Note que ali ele está fazendo as 3 ligações para completar o octeto, sobrando dois elétrons que causarão repulsão, por isso a geometria não será linear.

image

Aqui uma outra imagem para te ajudar na visualização

Aqui no caso da amônia:

image

coloquei a amônia porque ela costuma cair bastante e já te ajuda a visualizar!

Muito obrigado, Camila. Sempre acabo esquecendo qual átomo devo considerar como central, poderia me explicar pq o N ficou como átomo central. No mais, poderia me explicar essa parte pressão de vapor, o fato da água possuir ponto de ebulição de 100 °C faz com que sua pressão de vapor seja menor que a do isocianato?

Obs: Sei que vc anda muito atarefada, n tem problema se demorar…

a sua dúvida é sobre como montar todo o composto orgânico?
Nesse caso quando eu olhei o composto primeiramente eu fui verificar onde tinha par de elétron sobrando, nisso eu sabia que ali teria um ângulo. Ali no carbono eu sabia que tinha um par em cima e um embaixo, nisso não haveria ângulo. A geometria do CH3 eu meio que sei decorada haha, ai nem pensei muito, mas isso é um hábito bem ruim meu. Depois que pensei eu fui pesquisar e vi que era isso mesmo sobre o nitrogênio.
Não sei se fui clara, não sou muito didática.

sim!
perceba que o isocianato tem um ponto de ebulição baixo, sendo uma substância volátil, evapora facilmente.
Quanto menor o ponto de ebulição, maior a pressão de vapor.
Pense assim, “quanto mais evaporar”, maior a quantidade de vapor, maior a pressão de vapor (mais moléculas exercendo força sobre aquela área)

Aqui um exemplo:

o Éter é bem mais volátil que água!

sobre estar ocupada: mesmo quando estou ocupada, eu sempre dou um jeito de vir aqui (igual falei para o Carlos em uma das dúvidas, o fórum fica logado no meu celular e no pc, ai eu sempre abro, porque me força a estudar mesmo quando eu não quero haha) haha não vivo sem o fórum. Estou até estranho, ano passado perto do enem o pessoal postava muita dúvida, agora tem poucas (sério, ano passado aparecia umas 50 dúvidas por dia HAHA). Então pode ficar tranquilo

Tava com dúvida na questão do átomo central, mas compreendi sua explicação, o átomo central é aquele que possui par de elétrons sobrando, nem tinha visto que os carbonos tinham compartilhado todos eles. Além disso, acho vc bem didática, suas respostas são bem completas devido a sua experiência em formulá-las

Realmente fico surpreso com sua dedicação no fórum, sempre buscando dar o seu melhor e ajudando um grande número de pessoas, vc me inspira e acredito que outras pessoas também

poxa, Daywison, muito obrigada, de verdade!
tem dias que bate uma tristeza geral e esse é um dos motivos por eu não deixar o fórum, pois sempre tem algo aqui que me alegra: seja palavras como as suas ou seja alguém que eu percebi que está progredindo com a matéria.
Além disso, todo dia eu aprendo algo ou me viro para tentar explicar algo que muitas vezes faço no automático.
Muito obrigada viu?
Fico feliz te ajudando e ajudo de coração :heart:

O fórum tem sido incrível para mim tbm, vejo pessoas empenhadas a ajudar o próximo, o que n tinha encontrado em nenhum outro grupo, site e etc… enfim, quero fazer parte dessa família e tentarei ajudar, mesmo com minha pouca experiência e bagagem. E falo ajudar n só na questão de transmitir conhecimento mas tbm alegria

Que mensagem linda! De verdade!
E poxa, você ajuda!! Eu já vi suas respostas em humanas, são verdadeiras aulas e também biologia. Todas ajuda é válida! E na parte de transmitir alegria você ja está conseguindo!
Sobre aqui ser diferente, eu também acho!! E juro que batalhei muito para aqui ficar um cantinho cheio de boas energias, então isso me alegra muito!!!