Duvidas sobre como calcular essa função

Claros colegas, eu estou com uma dúvida neste seguintes problemas em matemática.

I) Se f(x)=3x-1/x- 7, determine:

a) f 2/3

b)f ( √2)

c) f (-5)

d) [ f(-1/2] potencia de 2

e) f ( f ( f ( 1 ) ) )

f)5f(-1)-2f(0)+3f(5)/7

o professor explica conteúdo atrás de conteúdo, pois ele é substituto e para adiantar as aulas ele começa um novo assunto a cada aula, e eu não estou entendo muito, alguém pode me ajudar a resolver estes problemas?

Oi, Rubens, como está? espero que bem! :blush:

caso ninguém faça para você até amanhã, eu deixo aqui, mas minha dica é você substituir o que está entre os parêntesis no x da função. Dessa forma:

f(x)=3x-1/x- 7

para f (√2) -> você colocará o √2 no lugar do x
f(√2)=3√2-1/√2- 7 e realizará a conta

Nessa daqui, seria (-1/2)²,o que você quis dizer?

Você disse que o professor atropelou a matéria, então uma dica que eu daria é você procurar algumas vídeo aulas sobre funções.
Nessa daqui eu já deixei no tempo certo:

Tenho certeza que irá te ajudar bastante.
Tente fazer, ai depois me fale as que você não conseguiu que posto amanhã ou alguém daqui (só não posto agora porque não estou em minha mesa para fazer a resolução certinha)

a d) é [ f ( -1 ) ]²
2

Eu consegui algumas moça, menos a d e a e
como faço elas?

vou deixar indicado o caminho indicado, mas você pode me informar se é isso:

3x-1/x- 7

ou isso
(3x - 1)/(x -7)

porque são coisas diferentes. No primeiro caso é 3x menos 1/x menos 7

no outro é 3x - 1 dividido por x-7

Teria como você me passar essa informação?
Além disso, se possível, os gabaritos, pois ai confirmo qual é a forma que está digitada.

No mais, tudo que tiver dentro do parêntesis, você coloca no x, não se esquece que isso irá te ajudar
Fico aguardando :blush:

3x -1

x - 7

sobre

Oi, Rubens, novamente farei o pedido:

a letra E é -8/7 ?
a D é 1/4?

vou deixar aqui de qualquer forma, mas ajudamos aqui voluntariamente e, caso queira suas respostas mais depressa, tente sempre deixar tudo digitadinho certo e com as respostas, nos ajuda muito, afinal somos humanos e também erramos

Fico no aguardo da confirmação e, de qualquer forma, vou escanear aqui as resoluções e posto, mas estou com medo de ter errado algum sinal