ENEM 2013 PPL - Naturezas

Olá! Não entendi essa questão. Alguém pode me ajudar por favor?

A Caatinga é o único bioma exclusivamente brasileiro, ocupando cerca de 7% a 10% do território nacional. Nesse ambiente seco, mesmo quando chove, não há acúmulo de água, pois o solo é raso e pedregoso. Assim, as plantas desse bioma possuem modificações em suas raízes, caules e folhas, que permitem melhor adaptação a esse ambiente, contra a perda de água e de nutrientes. Geralmente, seus caules são suculentos e suas folhas possuem forma de espinhos e cutículas
altamente impermeáveis, que apresentam queda na estação seca.

Disponível em: www.ambientebrasil.com.br. Acesso em: 21 maio 2010 (adaptado).

COMPARTILHE

Considerando as adaptações nos órgãos vegetativos, a principal característica das raízes dessas plantas, que atribui sua maior adaptação à Caatinga, é o(a)

A. armazenamento de nutrientes por um sistema radicular aéreo.
B. fixação do vegetal ao solo por um sistema radicular do tipo tuberoso
C. fixação do vegetal ao substrato por um sistema radicular do tipo sugador.
D. absorção de água por um sistema radicular desenvolvido e profundo.
E. armazenamento de água do solo por um sistema radicular do tipo respiratório.

Oi de novo kkk

Não sei nada de botânica, estou estudando agora para te responder.

Eu não saberia dizer o que é um sistema radicular, mas seguindo pela lógica da questão, me parece que é o conjunto de raízes e suas ramificações de uma planta. Logo, a questão pede qual é o tipo de raiz adequada para o bioma da Caatinga.

O enunciado deu a condição, a planta tem que ser capaz de sobreviver com pouca água. Vamos as alternativas.

a) ERRADA. Raízes aéreas é uma classificação maior que incluem raízes do tipo sugadoras, respiratórias e outras. A característica principal delas é que são visíveis e geralmente tem funções de suporte, trocas gasosas, porém não são especializadas em coletar água do solo.

b) ERRADA. Raízes tuberosas são aquelas conhecidas (cenoura, beterraba, mandioca). A especialidade dela é acumular energia e não economizar e coletar água.

c) ERRADA. Raiz do tipo sugadora um é tipo considerada “parasitária”, que entra no corpo de outra planta hospedeira para pegar seus nutrientes. Acho que essa é inviável em um ambiente que uma planta mal teria água para ela mesma.

d) CORRETA. Essa é a especialidade que as plantas buscam em ambientes secos. Um sistema radicular bem desenvolvido eu entendo como um conjunto de raízes bem ramificado e cobrindo uma grande área para se ter uma maior área de superfície para absorver água. Uma maior profundidade também está relacionada à uma maior área de superfície, mas também pode atingir o lençol freático, apesar que eu acho que não é o caso do bioma da Caatinga, já que tem pouquíssima chuva, então lençol freático deve ser quase inexistente.

e) ERRADA. Raízes respiratórias é um tipo de raiz aérea. É típico de vegetação de mangue, ou seja, são adaptadas para viver em solos com pouco oxigênio e encharcados.

Você pode ver os tipos de raízes nesse link aqui: https://www.infoescola.com/plantas/tipos-de-raizes/

1 Curtida

Oiee! me salvando sempre! Muito obrigada Joãao, ficou bem mais claro. Ainda não cheguei nessa parte da botânica então não tava entendo nadaa kkkkk mas agora consegui! Valeu!

1 Curtida