ENEM 2018 PPL - Geografia

Depois de muito tempo nesse fórum, aproveito para fazer minha primeira pergunta KKKKKK.
Mas, indo direto ao ponto… a questão é a seguinte:

QUESTÃO 86 - Prova Azul

ccb1fd9111e6653e0b519c0c3275b84d

A causa da formação do curso-d’água encachoeirado, tal como ilustrado na imagem, é a:

A) deposição de fragmentos rochosos.
B) circulação das águas em redemoinho.
C) quantidade de material sólido transportado.
D) escavação de caldeirões pelo turbilhonamento.
E) diferente resistência à erosão oferecida pelas rochas.

O gabarito consta que a alternativa certa seja a letra E, mas não consigo entender o porquê da D estar errada. Agradeço a atenção :heart:

Gente inteligente que não tem dúvida é outro nível hahaha.

Então, o Xuxu deve aparecer aqui mais tarde para te responder, mas creio que esteja errada porque caso não fosse a diferença de resistência entre as rochas, a formação de caldeirões ficaria mais ou menos assim:

image

E não necessariamente a formação de uma cachoeira. E, também, creio que assim como muitas questões do enem, o ideal seria marcar aquela que se encaixa melhor ao que foi pedido. Muitas vezes já vi mais de uma alternativa certa, porém uma se encaixava melhor ao contexto do que a outra.

Mas não sei, é apenas um palpite meu.

Com certeza alguém melhor capacitado poderá te ajudar. :blush:

Deve ser isso mesmo… acho que a palavra ‘‘turbilhonamento’’ acabou me pegando. Eliminando a ‘‘D’’, apenas a ‘‘E’’ faria sentido mesmo.
Brigadão pela atenção, Cami :heart:

imagina!!
de qualquer forma, creio que o Xuxu apareça aqui depois, geralmente ele deixa umas respostas bem completas. Certeza que irá te ajudar (até por isso acabei nem dando uma pesquisada maior haha).Caso ele não apareça, dá um up aqui que vejo o que eu tenho aqui nos livros!

precisando é só postar! :heart:

Davi, de buenas?

Essa questão ainda é intragável para mim. Como a @Camila falou, muitas questões do ENEM possuem mais de uma resposta “correta”, mas penas uma que está plenamente de acordo com o que é solicitado. Agora nessa questão, Davi, a D também estaria relativamente de acordo. Mas a E, por um detalhe, é a correta. Senta que lá vem análise.

image

Imagem tri. Muito ilustrativa e tal. Aí vem a pergunta: “A causa da formação do curso-d’água encachoeirado, tal como ilustrado na imagem, é a”. Esta parte em negrito é o que torna a E verdadeira.

As cachoeiras ocorrem principalmente onde camadas de rochas altamente resistentes à erosão do córrego cobrem camadas muito espessas de rocha mais macia. Se em algum lugar a rocha dura resistente for quebrada, a água do córrego pode se precipitar nas aberturas e corroer rapidamente as camadas inferiores das rochas não tão duras. Mais ou menos o que se segue na imagem a seguir:

image

Logo a corrente se torna mais íngreme. A erosão contínua das camadas inferiores das rochas ‘moles’ resulta na formação de uma cachoeira. Um redemoinho de considerável profundidade é escavado onde o corpo de água cai e então a água flui sobre os leitos de rocha de nível inferior erodidos.

image

Agora, imagina que todas as rochas apresentam o mesmo grau de dureza, ok? Aí não teríamos aquela reentrância na parte inferior da cachoeira. Ficando mais ou menos assim:

image

Percebeu que nesta imagem aí de cima não tem a reentrância? Bom, da para notar que a rocha atrás da cachoeira não apresenta diferenças de dureza já que é um bloco homogêneo. Nessa aqui também:

image

De buenas? Sacou os paranauês?

Bom, aí a @Camila me lembrou de uma outra questão do ENEM, que vai neste mesmo assunto. Saca só:

image

SUERTEGARAY, D. M. A. (Org.). Terra : feições ilustradas. Porto Alegre: EdUFRG S, 2003 (adaptado).

A imagem representa o resultado da erosão que ocorre em rochas nos leitos dos rios, que decorre do processo natural de

a) fraturamento geológico, derivado da força dos agentes internos.
b) solapamento de camadas de argilas, transportadas pela correnteza.
c) movimento circular de seixos e areias, arrastados por águas turbilhonares.
d) decomposição das camadas sedimentares, resultante da alteração química.
e) assoreamento no fundo do rio, proporcionado pela chegada de material sedimentar.

Neste caso os movimentos de fluxo rápido produzem correntes edificantes. A energia das massas de água girando ou girando carregando sedimentos produz ações de moagem. Escavações em forma de chaleira são moídas em rochas de leitos de chãos de vales. Estes são chamados de buracos de panela ou caldeirões gigantes.

Nestas formações, primeiro uma depressão é iniciada. As velocidades das correntes de turbilhonamento aumentam durante condições de água altas, de modo que as triturações adicionais ocorrem em profundidade. Pedras e pedregulhos caindo nos buracos, girando com a massa de água, causam uma ação de perfuração e moem as rochas, alargando e aprofundando os buracos.

No processo, os pedregulhos que caíram nos buracos também estão sujeitos a abrasão e são arredondados. Ao longo de um período de tempo, mais pedras e pedregulhos caem na massa giratória dos buracos e os moem para se tornarem mais largos e profundos.

image

A resposta dessa é C.

Ufa. E deu de resposta! Hehehehehehe

Beijos de luz, xuxu.

Se existe prof. melhor, eu desconheço KKKK
Valeu, Xuxu!

falei que o Xuxu aparecia para nos salvar hahahaha