Enem - Citologia

Um ambiente capaz de asfixiar todos os animais conhecidos do planeta foi colonizado por pelo menos três espécies diferentes de invertebrados marinhos. Descobertos a mais de 3.000 m de profundidade no Mediterrâneo, eles são os primeiros membros do reino animal a prosperar mesmo diante da ausência total de oxigênio. Até agora, achava-se que só bactérias pudessem ter esse estilo de vida. Não admira que os bichos pertençam a um grupo pouco conhecido, o dos loriciferos, que mal chegam a 1,0 mm. Apesar do tamanho, possuem cabeça, boca, sistema digestivo e carapaça. A adaptação dos bichos à vida no sufoco é tão profunda que suas células dispensaram as chamadas mitocôndrias.

Que substâncias poderiam ter a mesma função do O2 na respiração celular realizada pelos loricíferos?

a). S e CH4
b) S e NO3-
c) H2 e NO3-
d) CO2 e CH4
e) H2 e CO2

A resposta correta é a B

A minha dúvida em relação a essa questão é se o tipo de respiração anaeróbica realizada por esses animais pode ser considerada como fermentação e caso não possa qual tipo seria então ?

1 Curtida

@Iasmin_Alvim
Acredito que seja sim fermentação, só que com um aceptor final diferente do Oxigênio. Geralmente os aceptores da respiração aeróbia envolve nitratos, nitritos, compostos de enxofre…