ENEM Física - Trabalho

Uma análise criteriosa do desempenho de Usain Bolt na quebra do recorde mundial dos 100 metros rasos mostrou que, apesar de ser o último dos corredores a reagir ao tiro e iniciar a corrida, seus primeiros 30 metros foram os mais velozes já feitos em um recorde mundial, cruzando essa marca em 3,78 segundos. Até se colocar com o corpo reto, foram 13 passadas, mostrando sua potência durante a aceleração, o momento mais importante da corrida. Ao final desse percurso, Bolt havia atingido a velocidade máxima de 12 m/s.

Disponível em: http://esporte.uol.com.br. Acesso em: 5 ago. 2012 (adaptado)

Supondo que a massa desse corredor seja igual a 90 kg, o trabalho total realizado nas 13 primeiras passadas é mais próximo de:

a) 5,4 x 10² J.
b) 6,5 x 10³ J.
c) 8,6 x 10³ J.
d) 1,3 x 104 J.
e) 3,2 x 104 J.

Gostaria de saber porque eu deveria calcular a velocidade no trabalho como 12 m/s. O enunciado explicita muito bem, e de modo errôneo já que não foi utilizada a velocidade nas primeiras 13 passadas (que seria 30 m dividido por 3,78 segundos), que eu deveria calcular o trabalho nas 13 primeiras passadas. Seria mais um furo de formulação de questão ou uma interpretação complicada que não estou conseguindo ter? Alguém me ajude!

Exercício ENEM Trabalho

Olá, tudo bem?? Vou te mostrar o jeito que eu fiz e quem sabe isso não esclarece um pouco a sua dúvida…

Pelo enunciado da para entender que ele andou 30m em 13 passadas, e que NO FINAL desses 30m ele atingiu uma velocidade de 12 m/s.

Trabalho = Força . Deslocamento
Força = Massa . Aceleração

Nós já temos a Massa (90kg) e o Deslocamento (30m), portanto, o que falta para terminarmos o cálculo é a Aceleração de Usain Bolt nesse percurso.

V^2 = Vo^2 + 2.a.∆s ––> 144 = 0 + 2.a.30––> 60.a = 144 ––> a = 2,4

Agora é só multiplicar tudo.

Força . Deslocamento ––> Massa . Aceleração . Deslocamento ––> 90.2,4.30 = 6,5.10³ J Aproximadamente

Seria um bom modo e alguns devem ter feito assim no ENEM, mas o gabarito é a letra B… :frowning_face:

Que estranho, provavelmente eu fiz alguma besteira ao achar a Aceleração. Mas isso é um pouco estanho, afinal, independente da fórmula, os resultados para a aceleração deveriam ser o mesmo se utilizado os mesmos dados.

Utilizando V = Vo + at, a aceleração é a que eu achei, 3,2 m/s^2
Utilizando S = So + Vot + at^2/2, a aceleração da 4,1 m/s^2
Utilizando V^2 = Vo^2 + 2a∆S, a aceleração da 2,4 m/s^2 (o que bate com o gabarito 6,5.10^3 J)

Estou perdido… KKKKKK De qualquer forma me desculpe pelo equívoco, vou substituir a fórmula ali em cima e é isso.

ps: o exercício pode ser feito por Energia, mas eu tinha achado mais fácil desse jeito que eu fiz…

Oi, pessoal, vim fazer a ressalva apenas porque fiz no tópico mais recente sobre essa questão, então poderá ajudar mais pessoas!

Nessas duas passagens a velocidade é maior porque foi considerado que ele acabou os 100m em 3,78 s, contudo, esse tempo é para os primeiros 30 metros e a velocidade é a velocidade ao final dos 100 e não ao final dos 30.

Postei apenas para ajudar quem tentou fazer sem ser por energia cinética hehe :blush:

Resposta mais rápida é
Trabalho =variação da energia cinética

E = m. V^2 /2
E = 90 x 144 /2
E = 6,5 x 10^3 J

Não precisa da aceleração