ENEM PPL 2009 - Ciências Humanas

Ola! Estou com muitas dúvidas nessa questão… se não for pedir muito rs gostaria que alguém comentasse as alternativas! Obrigada!
Na primeira República, uma grande parcela da população brasileira vivia na mais extrema miséria, ou seja, convivia com os baixos salários, sem terras, devido à concentração fundiária, e explorada pelos coronéis. Uma forma de reação era a organização da população por meio de movimentos sociais, tendo alguns caráter messiânico, e outros sendo caracterizados como banditismo social. Os movimentos messiânicos misturavam misticismo, revolta e política. Entre os fatos importantes que marcaram os movimentos messiânicos, inclui-se
A o combate do governo brasileiro ao movimento de Antônio Conselheiro e seus seguidores, os quais pregavam a abolição da propriedade privada, recusavam-se a pagar os impostos e manifestavam sua aspiração monarquista.
B a extrema violência da quarta e última expedição contra o arraial de Canudos, durante a qual as casas foram saqueadas e incendiadas, os conselheiristas, mortos e degolados, e apenas as crianças foram poupadas.
C a Guerra do Contestado, liderada pelo beato José Maria, ocorrida após a conclusão da ferrovia São Paulo-Rio Grande do Sul, quando cerca de oito mil operários ficaram desempregados e, então, se juntaram ao beato para fundarem uma aldeia milenarista e republicana.
D a liderança político-religiosa do Padre Cícero, que propunha a necessidade de se criar a sociedade justa pregada por Jesus Cristo, para corrigir e punir as injustiças, e, por causa disso, foi perseguido pelos coronéis.
E a conclamação à população sertaneja feita por José Virgulino, conhecido por Lampião, para pegassem as armas e impedissem a assinatura do Pacto dos Coronéis, pelo qual vários chefes políticos cearenses pretendiam unir-se para sustentar a oligarquia Acciolly

Boa tarde, tudo bem? Qual a resposta segundo o seu gabarito?

Aii sempre esqueço de por desculpa! O gabarito é letra A.

B - está errada porque nem as crianças foram poupadas
C- geralmente esses movimentos messiânicos repudiavam a República, o que é exatamente o caso da Guerra do Contestado
D- padre Cícero n fez parte de nenhum movimento messiânico, o q n se relaciona c/ o texto
E- o objetivo do lampião n era de impedir q esse pacto n fosse feito, e sim fazer “justiça” (se vingar)

Assim, a letra A é a q mais se relaciona c/ o texto e a mais correta. Espero q tenha ajudado😅

2 Curtidas

Obrigada!! Ajudou sim :slight_smile: