Enem ppl 2009 naturezas

Olá! Nessa questão o gabarito marca B, mas não entendi muito bem. Pela análise do gráfico, a partir de 2001, ou seja, 1 anos após começado o experimento já vemos um declínio efetivo. Podem me explicar por favor?

Um experimento realizado na Floresta Nacional dos Tapajós, no Pará, teve como objetivo
identificar o papel da redução das chuvas sobre a floresta Amazônica decorrente do aquecimento global. Para tanto, entre os anos de 2000 a 2004, foi simulada uma situação de seca severa em uma área de vegetação nativa que media um hectare, denominada “área estudada”. Os resultados obtidos foram comparados com os dados de outra área com tamanho, vegetação e estrutura similar e que não havia sido exposta à seca, denominada “área controle”. Foi medida a quantidade de água no solo das duas áreas durante os períodos de chuva e de seca na floresta amazônica. A quantidade de água (em milímetros) encontrada na área estudada (pontos cinzas) e controle (pontos pretos) é mostrada no gráfico as seguir. As faixas verticais cinzas representam o período no qual os pesquisadores criaram uma seca artificial na área estudada, durante os períodos chuvosos.
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BRANDO, P. M. et al. Throughfall reduction experiment. In: Philosophical Transaction of
the Royal Society. B, v.363, 2008, p.1839-1848. Disponível em: http://www.revistapesquisafapesp.br./?art=3772&bd=1&pg=1. Acesso em: 20 mar. 2009 (adaptado).
Analisando-se o gráfico, que revela o resultado direto da metodologia usada para criar secas artificiais, observa-se que
A não houve, durante o experimento, recuperação da quantidade de água no solo da área estudada.
B o volume de água no solo da área estudada, durante todos os períodos de seca natural, foi
significativamente menor que o da área controle.
C uma demora de 4 anos é observada, até que se perceba a eficácia da metodologia de indução das secas artificiais criadas pelos pesquisadores
D a área estudada apresenta um declínio efetivo na quantidade de água no solo, causado pela seca induzida, o que é evidente a partir do segundo ano de observação.
E a diferença mais significante entre as áreas, durante
os períodos de seca induzida, ocorreu entre os anos de 2002 e 2003, mostrando uma redução, em média, em torno de 60% na quantidade de água no solo

Oi Mari!

Acho que o gabarito tá errado. Em todo o lugar que pesquisei tá dando a D como certa, que é o que eu acho também.

Inclusive aqui, respondido pelo professor do MeSalva: Enem 2009 biologia

Sim verdade! Mas a D também na minha percepção esta em certa parcela errada não? Pois diz que é perceptível só após o 2 ano, sendo que já da para perceber a partir do 1 ano… Achei um pouco confuso.
Mas muito obrigada!