Enem ppl 2015 - Leonilson


#1

A obra do artista plástico Leonilson (1953-1993) marca presença no panorama da arte brasileira e internacional. Nessa obra, ele utilizou a habilidade técnica do bordado manual para:

  1. obtenção das linhas retas paralelas.
  2. valorização do tracejado retilíneo.
  3. exploração de diferentes texturas.
    4. obtenção do equilíbrio assimétrico.
  4. inscrição homogênea das formas e palavras.
    Não entendi essa questão… pq a ‘‘3’’ não está correta?

#2

Nesse tipo de questão vc vai por eliminação, acredito q ngm tem exata certeza ao analisar obras de arte, elas instigam muito. Bom na primeira é notório q não vemos paralelismos, pois a retas estão desordenadas. Na letra B até vemos tracejado más não de uma forma estritamente retilínea. Na C a única textura é a do tecido q foi bordado. Na letra E as formas e as palavras estão em total desorganização. Portanto resta letra D, que de certa forma, mesmo nessa desordem vc sente um peso de equilíbrio, na tentativa de compensar cada ponto da obra com mais ou menos caracteres!


#3

Também marquei a C, no entanto, depois de analisar melhor, percebi que, apesar de não ser um suporte tradicional de arte, o artista explora uma única textura. Realmente a alternativa D é a “mais correta”, já que, mesmo com difícil compreensão, é verdadeira. Questões de arte exigem muita atenção…