Equações e reações químicas

Alguém pode me explicar o porquê da alternativa correta ser a C? eu achei que era a B

b589ef65-2282-4311-8480-f47d71ac0d48

Oi, Milena, tudo bem? Espero que sim! :smiley:

Pense assim, você está queimando o carvão, certo? Ele, junto ao O2, virará CO2 e nós sabemos que o CO2 é um gás, ou seja, ele escapará, não ficará ali na balança.

Agora, já a palha de aço, ao sofrer combustão, ela forma um sólido que irá incorporá o O2 que está na atmosfera. Ou seja, ela ficará mais pesada.

Note ali nas equações fornecidas (a questão foi até legal nesse ponto), repare que o produto formado pela palha de aço é um sólido, diferente do produto formado pelo carvão que é um gás e escapa.
Sendo assim, o prato com a palha de aço fica mais pesado.

Tem uma questão sobre isso em alguma prova que fiz há algum tempo, se eu achar eu posto assim.

edit: uma outra forma de você visualizar é você pensar quando você faz um churrasco. Você não precisa ir colocando carvão conforme ele vai sendo consumido? Você repara que a massa diminui, certo? Caso fosse ao contrário, conformo você queimasse, a massa do carvão na churrasqueira iria aumentar, o que não ocorre.

Conversei com o pessoal do chat do Me Salva, e gostaria de te pedir um favor (pedirei a outros alunos também):
seria possível que você escrevesse pelo menos algumas linhas dessa dúvida? Pois em imagem fica complicado para acessar no futuro caso algum aluno tenha a mesma dúvida. Isso faz com que mais alunos sejam ajudados e eu também consiga achar a dúvida com mais facilidade.
Agradeço a sua compreensão!