Equilíbrio químico - Deslocamento

Alguém me ajuda nesta questão, estou em dúvida em relação ao sentido. Não conseguir entender a letra A Como que faço para saber qual o sentido do equilibro? Tanto nesse como em outros equilíbrios. Obrigada!

Oi, Gi, tudo bem? Espero que sim!

Sobre equilíbrio químico, há algumas regras que você precisa “decorar”, mas eu acho melhor entender. O equilíbrio sempre desloca para o lado na tentativa de se evitar a pertubação.
Então, por exemplo, se você adicionou muito produto, o equilíbrio irá se deslocar para os reagentes afim de que essa pertubação seja reduzida.

Eu recomendo que você veja algumas aula, com as explicações fica bem fácil entender.

Vou deixar a aula aqui para você, nisso você tenta fazer e, qualquer dúvida, me fale que eu tento te ajudar! Eu estou um pouco corrida esses tempo, porque tenho muitas provas, mas no que puder eu venho aqui, viu?

Oh, procure algumas leitura também.
Vou deixar algumas:

Juro, com o passar do tempo fica bem fácil perceber o deslocamento, principalmente quando você entende o conceito!

image

Espero que te ajude!

sim, sim. As regrinhas eu até sei, só que o que me confundiu neste exercício é não ter estas informações, já também há íons, tipo esse +2 e -2 ( sendo um equilíbrio iônico ) … Ai me perguntam qual o sentido. Teria alguma coisa a ver com a escala do ph também?? Já que fala das cores?
Eu tentei fazer e cheguei a conclusão que da esquerda para direita ficaria azul, e da direita para a esquerda rosa.