Equilíbrio Químico - pressões parciais

Para encontrar eu usei uma tabela, porém a professora inverteu a equação e fez a inversa. Não entendi o por que disso, eu simplesmente não posso fazer o jeito em que a reação está ??
A outra dúvida é que dará uma equação do segundo grau, ou seja serão duas raízes, como irei saber qual dos valores encontrados irei usar???

Oi, Giii, você tem as respostas?
Se tiver, eu tento fazer amanhã para você! :slight_smile:

a única coisa que tenho é que como o equilíbrio será inverso como ela disse, então a constante de equilíbrio ficará 1/180, ai nisso eu fiz a tabela para encontrar a quantidades de mols no equilíbrio do BR2 e do I2 e como não se sabe e o kc é as concentrações do produtos, sobre a dos reagentes, ficou x²/17,58 , que foi a quantidade do IBR2 no inicio. ai eu igualei x²/17,58 = 1/180. Eu encontrando o x, consigo achar as outras. Mas n entendi o por que de ser inverso e qual valores do x eu irei utilizar. Encontrei ele sendo mais ou menos 0,79. Não sei se está certo.

Oi, Gi, vou te mostrar como eu fiz para achar a concentração do I2 e do Br2

Para achar a pressão parcial, acho que você precisa usar Clapeyron.
Confesso que bateu até um desespero em mim, porque isso pode cair na minha prova e eu não to lembrando.

Oh, mas eu acho que é isso:

Assim que der eu volto aqui!

Ah sim, então era apenas fazer isso né?? Fiquei em dúvida por causa da inversão, muito obrigada! Estou até mais tranquila porque achei que não poderia fazer assim. O jeito que ela pediu ficou bem mais complicadinho e acabou me confundindo.Obrigada mais uma vez por esclarecer esta dúvida :smiley: :smiley: