Estequiometria (liga metálica)

Uma moeda é constituída de uma liga Cu - Sn. Para a determinação do teor percentual de cada um desses metais na liga, foram submetidos dez gramas de moedas a uma sequência de reações para a obtenção dos metais na forma de seus óxidos de Cu (II) e Sn (II). Considerando-se que todas as reações foram quantitativas e que as massas de óxidos de Cu e Sn obtidas foram respectivamente de 7,51 e 4,54 g, pode-se afirmar que os percentuais de Cu e Sn na liga são respectivamente de

Dados: Cu= 63,5; Sn = 118,7; O = 16.

a) 40% e 60%

b) 75% e 25%

c) 50% e 50%

d) 55% e 45%

e) 60% e 40%

E aí, tudo bem?

Você tem 2 equações:

Cu + 1/2 O2 -> CuO

Pela massa molar de cada um, você tem uma regra de três:

63,5 —> 79,5
x —> 7,51
x = 6

6/10 = 60% de cobre

Seguindo a mesma lógica,

Sn + 1/2 O2 --> SnO

119 —> 135
y —> 4,54
y = 4

4/10 -> 40% de estanho.

Feito? :slight_smile:

Nossa, obrigada prof!!! :smiley:

Por que dividir o 6 por 10?

oi, Laiana, tudo bem? Espero que sim! :blush:

lá no começo do exercício o enunciado afirmado que são submetidos “10 gramas de moedas”

dessa forma, de acordo com as contas, temos 6g de cobre em 10 g de moeda e 4g de estanho de 10g de moeda

10g — 100%
6g ----- x
x = 6.100/10
x= 60%

10g — 100%
4g ----- y
x = 4.100/10
x= 40%

Espero que tenha te ajudado! :raising_hand_woman:t2:

Olá guria. Como você achou os 6 gramas direto do enunciado. Não está fazendo sentido para mim.

Olá, Heitor! :blush:

Eu não tirei do enunciado não haha
é que como o professor já tinha feito, eu poupei colocar essa passagem novamente, mas veio daqui oh:

" Cu + 1/2 O2 -> CuO

Pela massa molar de cada um, você tem uma regra de três:

63,5 — 79,5
x — 7,51
x = 6

6/10 = 60% de cobre

Seguindo a mesma lógica,

Sn + 1/2 O2 --> SnO

119 —135
y — 4,54
y = 4

4/10 -> 40% de estanho."

Fez sentido agora?

É que o professor pulou a parte da regrinha de 3 para saber a porcentagem. Nem todo mundo consegue relacionar logo de cara que o 0,4 é 40%, nisso eu acabei postando só essa passagem para ajudar :blush:

Nossa agora eu vi o 119, tô cansado, estudando sozinho todos os dias, desculpa a falta de observação. Posso te pedir uma coisa, eu não entendo como sei que formará CUO com apenas um O e não CUO2

imagina, migo! nem precisa se desculpar!

te entendo! vira e mexe eu faço isso
dá uma lavadinha no rosto, uns pulinhos, olha para o nada, toma um café hahahaa

então, o enunciado forneceu que os óxidos serão de Cu (II) e Sn (II)
Ainda bem que o enunciado deu, serão seria tenso e eu não faria idéia de como fazer hahaha

Ao saber o tipo de óxido que é formado, sabemos o nox!
será Cu2+ e Sn2+

Por isso formará CuO e SnO, uma vez que o nox do oxigênio é 2-

Entendiz ai as cargas se anulam. Fez sentido, nossa muito obrigado de verdade. ^^

imagina!
mas sua dúvida foi muito boa!
quando eu olhei sua pergunta eu fui para o enunciado torcendo para ele ter colocado HAHAHAHAHA

bons estudos! :raising_hand_woman:t2: