Estrutura de Lewis

Boa Tarde
Qual é a estrutura de Lewis para NH2OH? Quando eu sigo os passos para montar eu acho uma estrutura com dupla ligação, mas na internet nao esta assim

Oi, Tha! :raising_hand_woman:t2:

vê se te ajuda!

Então, eu assisti esse vídeo mas como ele não faz a ligação eu fico boiando, pq para mim vai ter dupla ligação entre o N e o O, mas nao sei se ta certo

então, não pode ser dupla

o N estabiliza com 3 ligações
Então será uma com um H, outra com o outro e uma com o O
Já o oxigênio, se estabilizará com 2 ligações: uma com o H ali em cima e outra com o N

caso tivéssemos uma dupla entre N e O, não obedeceríamos o octeto.

Fez sentido?

image

Aah entendi Camila, é que eu estava fazendo ligação antes de colocar o par de elétrons restante. Mas e para a formula do H2SO4,pq tem duas duplas ligações entao?

Então, Tha, é que o enxofre é um caso de expansão do octeto

ele estabiliza com 12 elétrons

repare:

image

Entre ele e o O de cima, 4 elétrons. Entre ele e OH da esquerda: 2 elétrons. Entre ele e o O de baixo: 4 elétrons, entre ele e o OH da direita: 2 elétrons

Mas, de qualquer forma, o OH só faria uma ligação com ele e o O duas

O -OH sempre faz uma ligação. Você notará isso melhor na química orgânica, pois ele aparece com maior frequência

Vou deixar os casos com as exceções à regra do octeto:

Não costuma cair muito, aliás eu nunca fiz questões em situação de prova que se você não soubesse isso você não faria, mas não sei as provas que você presta, então pode ser bom saber, porque em listas de exercícios eu já reparei que em outros vestibulares pode cair