Ética de Platão


#1

Qual é o princípio da ética de Platão?


#2

Oi, @Renata3

Muito basicamente, a ética de Platão se ocupa do modo correto de agir e sua relação com o alcance da felicidade. Ela tem por finalidade conduzir o indivíduo para a prática do bem. Assim, Platão procura ensinar que os prazeres, as riquezas devem ser desprezadas, tendo em vista a prática das virtudes. Dessa maneira, buscando uma justa proporção ou justa medida, entre a prática do bem e do prazer, o Homem permite o engrandecimento da alma.

Espero ter te ajudado :wink:


#3

justa medida também se refere a Aristóteles , certo ?


#4

Oi, @Vanessa1.

Sim. Aristóteles seguiu o seu mentor nesse sentido. Mas, diferentemente de Platão, Aristóteles se ocupou da prática virtuosa, isto é, como melhor viver a partir da noção de felicidade já estabelecida. Então, enquanto que Platão estava em busca da essência das ideias de felicidade e do bem, a partir de uma visão idealista e racionalista; Aristóteles com sua teoria da ética realista e empirista relacionava a vida virtuosa com a prática. Para esse último, sem a prática não há como ser um Homem bom e virtuoso. É aí que entra a organização política, contribuindo para a vida virtuosa, mediante o hábito e a educaçã. Assim, ética e política estavam relacionadas.
É na concepção da virtude que a justa-medida se diferencia. Para Aristóteles, como uma disposição de caráter e que tem relação com a escolha dos atos e paixões, portanto, a virtude é determinada por um princípio racional, dotado de sabedoria prática. É com o hábito que tomamos a justa-medida em relação à nós mesmos.

Você pode dar um espiada nesse tópico de Filosofia política: Aristóteles, e qualquer dúvida podemos continuar a conversar. :+1:t5:

Abraço :slight_smile: