Evapotranspiração e precipitação no semiárido


#1

Uma parte considerável do território alagoano
encontra-se inserida no domínio do clima semiárido.
Esse fato interfere muitas vezes nas atividades
agrícolas.
Identifique as características desse domínio climático.

  1. Evapotranspiração anual superior à precipitação
    anual
  2. Fracas amplitudes térmicas diárias.
  3. Irregularidade pluviométrica, espacial e temporal.
  4. Predomínio da vegetação higrófila nas áreas
    mais secas.
  5. Solos rasos nas áreas cristalinas e sujeitos à
    salinização.
    Estão corretas:
    A) 1 e 4 apenas.
    B) 2 e 3 apenas.
    C) 2, 4 e 5 apenas.
    D) 1, 3, e 5 apenas.
    E) 1, 2, 3, 4 e 5
    O gabarito é letra d, mas não entendi o item 1.

#2

Oi, Dhafany, como está? Espero que bem! :blush:

A evapotranspiração é a perda de água do domínio por transpiração e evaporação. O que o item 1 quis mostrar é que esse domínio perde mais água do que recebe (precipitação). O que de fato ocorre.

Espero que te ajude!
qualquer coisa é só falar!


#3

Oii, Dhafany, tudo bem?

Só complementando o que Camila já respondeu: A evapotranspiração é bem acentuada na vegetação árida e semiárida, visto que a umidade relativa do ar costuma ser bastante baixa e a incidência solar é intensa. No mais, o clima semiárido é marcado pela escassez de chuvas, bem como da irregularidade dessas( e coloque irregular nisso, na pequenina cidade onde moro costuma chover numa rua e outra n, isso quando chove, bem raro aqui kkkk) e isso faz com que a taxa de evapotranspiração supere a precipitação anual.


#4

Xuxuzes, vocês são D+!!

@Camila, sempre na prontidão com respostas certeiras e fatais! :clap::clap::clap:
@Daywison, nada como morar no local pra falar com propriedade. :clap::clap::clap:
Vos saúdo e parabenizo.

Só pra complementar, se me permitirem, a região Nordeste, com 1,56 milhão de km² (18,2% do território nacional), contém a maior parte do Semi-Árido brasileiro, o qual é formado por um conjunto de espaços que se caracterizam pelo balanço hídrico negativo, resultante das precipitações médias anuais inferiores a 600 mm, insolação média de 2800 h/ano, temperaturas médias anuais de 23ºC a 27ºC, evaporação de 2.000 mm/ano e umidade relativa do ar média em torno de 50%. @Dhafany_Sirqueira, esse balanço hídrico negativo é exatamente o que o item 1 falou e que a Camila explicou.

Caracteristicamente, o Semi-Árido apresenta forte insolação, temperaturas relativamente altas e regime de chuvas marcado pela escassez, irregularidade e concentração das precipitações num curto período, em média, de três meses, apresentando reservas de água insuficientes em seus mananciais.

O Semi-Árido brasileiro ocupa uma superfície de 969.589,4 km², sendo a maior área na região Nordeste e parte no norte de Minas Gerais, localizando-se na porção central da região, tendo seus limites contornados por áreas sub-úmidas, exceto na porção setentrional, que tem sido delimitada pela isoieta de 800 mm.

image

Beijos de luz ultravioleta. :wink:


#5

obrigada pela super aula, Xuxu! :heart:


#6

mds, gente, muito obrigada pelas respostas :heart_eyes:
Professor, eu detestava geografia antes de conhecer suas aulas, agora eu fico feliz quando a matéria aparece no meu cronograma do dia. Muito obrigada pela explicação!


#7

@Dhafany_Sirqueira, muito obrigado e que bom que está curtindo. Xouuuuuuuuuuuu, xuxu!!