Exercício de Cinemática

Olaa. Então, de acordo a resolução acima, a resposta da B seria 10 segundos e da C seria 100 metros. No entanto, nos meus cálculos apenas chego a 5 segundos e a 25 metros. O que estou errado??

Oi, Raphael, como está? Espero que bem! :blush:

Se você deixar suas contas aqui ou tentar explicar a forma como pensou, fica mais fácil para te explicar onde está o erro, pois, sem isso, fico um pouco complicado

Deixe aqui que tentamos te ajudar!

Pensei do seguinte modo, se o onibus tem velocidade constante, então para o carro ultrapassá-lo precisa atingir essa velocidade, que é 10 m/s. Então fiz a conta e deu 5s. A conta foi V=Vo+at sendo 10=0+2t, 2t=10, logo, t=5s. E para achar a distancia fiz base.altura/2, assim ficou, 5.10/2, logo 25 metros.

Oi, Raphael, vou tentar te explicar o porquê do seu erro

Se um carro passa por você há 10m/s e segue na estrada com essa velocidade e você sai do seu local na mesma hora que ele passou por você, quando você estiver a 10 m/s vocês terão a mesma velocidade, mas não o mesmo local.

Vamos fazer a prova teste usando o tempo que você usou.

O carro 10 m/s em 5 segundo andará 50m, certo?
S= So + Vot
S= 0 + 10.5
S= 50 m

Agora o outro carro

S= So + Vot + at²/2
S= 0 + 0 + 2.5²/2
S= 25 m

Note que o segundo carro andou muito menos

O que você fez foi achar o tempo que o segundo carro leva para alcançar os 10m/s e não o tempo que ele leva para alcançar o outro carro. Você igualou a velocidade dos dois e não os espaços.
Você não encontra alguém quando você tem a mesma velocidade que a pessoa, mas sim quando você a encontra no mesmo local.

Espero que tenha te dado uma luz. Qualquer dúvida me fale que tento elucidar melhor :blush:

Ahh agora entendi. Muitoo obrigado

imagina! precisando é só postar!